Bertelli é o novo presidente do Conselho de Administração do CIEE

17/04/2015 - Bertelli é o novo presidente do Conselho de Administração do CIEE
 
Após 20 anos à frente da presidência do Executivo do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli foi  eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Administração da entidade, para os próximos três anos, sucedendo Ruy Martins Altenfelder Silva.
Um dos fundadores do CIEE, Bertelli já ocupou diferentes posições na organização. Poucos meses após a criação do CIEE, atuou como colaborador ocupando a posição de gerente da divisão de Comunicação. Depois, atuou por décadas como vice-presidente e diretor voluntário, até 1982, quando assumiu a vice-presidência da entidade. Na época, o CIEE era presidido pelo professor Victório D’Achille Palmieri, que permaneceu no cargo por mais de três décadas até o seu falecimento, em 1995.
Nessa ocasião, o CIEE precisava de um executivo que unisse competência em gestão e consciência social, relacionamento político e experiência administrativa. Por ter acumulado experiência em funções estratégicas em corporações e entidades como Fiesp, Copersucar, Dedini, Usina da Barra, distribuidoras de combustíveis, e  passagens pelo setor financeiro, concomitante à sua atuação como voluntário no CIEE, Bertelli unia os pré-requisitos desejados. Sob sua presidência, o CIEE alcançou um grande crescimento, que permitiu ampliar sua atuação nacional, atendendo um número cada vez maior de jovens carentes, inserindo-os em programas de estágio, capacitação e, a partir de 2003, de aprendizagem, ampliando os serviços de assistência social gratuitas.
Nos últimos 20 anos, o CIEE alargou sua rede de atendimento de 122 para 360 pontos em todo o País. O número de jovens colocados em estágio por ano saltou de 40 mil, para 375 mil. Além disso, foram agregados aos serviços de filantropia e sociais que a entidade oferecia, outros novos a exemplo do Programa de Alfabetização de Adultos, que desde 1997, já atendeu mais de 52 mil pessoas; do Programa Pessoas com Deficiência, que já promoveu a contratação de mais de 12 mil pessoas com deficiência intelectual ou física para estágio ou emprego; do Programa de Educação à Distância, que já conta com mais 2,5 milhões de matrículas; do Cursinho Pré-Vestibular Gratuito, entre outros. Recentemente, com a Prefeitura de São Paulo, firmou uma parceria para capacitar moradores de rua para o mercado de trabalho, por meio do Programa de Formação Complementar para Inserção no Mercado de Trabalho de Pessoas em Situação de Rua.
"Assumir essa nova responsabilidade é uma honrosa missão. Ao lado do notável corpo de conselheiros e do competente corpo funcional do CIEE, continuaremos a ampliar a inserção dos jovens no mundo do trabalho, aos programas de assistência social, para colaborarmos com a melhoria da educação em nosso País", afirma o novo presidente do Conselho de Administração do CIEE.
Advogado, jornalista e professor universitário, Luiz Gonzaga Bertelli também preside a Academia Paulista de História (APH), e é membro das academias Cristã de Letras; Paulista de Educação, e Paulista de Letras Jurídicas. Também é diretor da Fiesp-Ciesp, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da União dos Juristas Católicos, e integra os conselhos de diversas organizações privadas e públicas. Autor de livros sobre educação, carreira e energia, também é articulista de veículos de comunicação.
 
Sobre o CIEE - Desde sua fundação, há 51 anos, o CIEE já encaminhou 15 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Assessoria de Comunicação do CIEE

Banner
Banner
Banner

Site Login