Sabesp licita Interligação Jaguari Atibainha, que unirá as bacias do Paraíba do Sul e Cantareira

10/06/2015 - Sabesp licita Interligação Jaguari Atibainha, que unirá as bacias do Paraíba do Sul e Cantareira

A Sabesp lançou o processo de licitação dessa importante obra, concebida para aumentar a segurança hídrica do Sistema Cantareira, e que será reversível, permitindo também bombear água do Cantareira para o Paraíba do Sul, em caso de necessidade.

Entre os diversos desafios a serem superados na construção dessa obra estruturante para o abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo, encontra-se um túnel de 6 km, com prazo de construção de 14 meses. Neste prazo está considerado uma produtividade média de 6 m de avanço por dia por frente de serviço de forma simultânea e, segundo as referências nacionais e pratica internacional de execução de túneis, dificilmente poderá ser cumprido. O normal seria uma média de 3 m de avanço médio por frente por dia trabalhando em três turnos, respeitando a regras trabalhistas. Após curva de aprendizado e superação dos trechos em solos dos emboques e falhas, é possível obter médias de 4,5 m de avanço por frente por dia. Isso implicaria num prazo de execução da ordem do dobro ou mais da estimada no edital.

Um túnel com esses parâmetros de produtividade é possível em rochas extremamente competentes e os poucos elementos geotécnicos e geológicos disponíveis indicam ocorrência de solos e rochas de pouca competência com presença de falhas geológicas, onde a produtividade diária é necessariamente menor.

Entendemos que seria importante uma melhor avaliação da questão do prazo para evitar frustrações e comprometimento da Engenharia Nacional junto à Opinião Pública.

- Avaliação técnica do Portal.

Banner
Banner
Banner

Site Login