Terraplanagem marca o início de uma grande obra

08/07/2015 - Terraplanagem marca o início de uma grande obra
 
Etapa de construção ganha ainda mais importância quando envolve grandes áreas e preza pela sustentabilidade
 
Uma das primeiras etapas de qualquer grande obra é a terraplanagem, também chamada de “terraplenagem”. É um procedimento corriqueiro que marca o início das operações nos terrenos que vão receber um empreendimento imobiliário. No entanto, este processo pode se tornar mais complexo quando envolve grandes áreas, com milhares e, às vezes, até milhões de metros quadrados. No caso dos loteamentos, a terraplanagem ganha ainda mais importância e pode ser feita de maneira bem particular e sustentável, como nos empreendimentos Alphaville e Terras Alphaville pelo Brasil.
Antes de se iniciar a terraplanagem, é feito um cuidadoso estudo dos aspectos topográficos do local. Identificam-se as declividades naturais do terreno e quais são os tipos de solo que a área possui. “A terraplanagem pode ser feita em qualquer tipo de solo. A questão é o custo e o prazo, que são maiores quando se identificam rochas ou solos moles. A melhor situação de trabalho é com solos argilosos e, no caso de terrenos arenosos, quanto menos declividade melhor.”, diz Fernando Orsi, diretor de Operações da Alphaville Urbanismo.
Orsi explica que o projeto urbanístico é concebido para que haja a menor movimentação de terra possível. Além disso, existe a preocupação de se equilibrar os volumes de corte e aterro dentro da área do loteamento, evitando empréstimos ou bota-fora de material. Isto se torna ainda mais complexo porque cada lote possui sua própria declividade (máxima de 30%). “Devemos respeitar a legislação local e também nos preocupar com o conforto do futuro morador. As declividades dos lotes e do sistema viário devem estar em harmonia. Não devemos fazer ruas muito íngremes, por exemplo”.
Nas obras da Alphaville Urbanismo, a preservação ambiental tem grande importância. Existe amplo cuidado para que a movimentação de terra não afete as áreas de proteção permanente. Entre outras ações, são construídos muros de arrimo para conter o deslocamento dos detritos. Ao mesmo tempo, as obras devem evitar ao máximo o desmatamento da vegetação nativa. Em alguns casos, inclusive, essa vegetação é removida e posteriormente devolvida ao local após a conclusão das atividades.
As obras de terraplanagem em um empreendimento Alphaville ou Terras Alphaville duram em torno de oito meses e direcionam os projetos de infraestrutura do residencial. A partir dessas obras, é definido como será feita a estrutura de drenagem e as redes de água e esgoto do novo empreendimento. “Prezamos para que todo os nossos critérios de planejamento e execução das obras de terraplanagem possa ser sentidos pelo morador quando o residencial estiver concluído e habitado”, finaliza Fernando Orsi.
 
Sobre a Alphaville Urbanismo - Com mais de 40 anos de atuação, a Alphaville Urbanismo leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. A Alphaville possui 110 empreendimentos já lançados em 23 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 76 milhões de metros quadrados urbanizados.
 
Grupo Máquina PR

Banner
Banner
Banner

Site Login