Canteiro de obras sustentável diminui custos e aumenta a produtividade em meio à Crise

21/07/2015 - Canteiro de obras sustentável diminui custos e aumenta a produtividade em meio à Crise
 
Conciliar ao máximo a economia de recursos e o aumento da produtividade é desafio atual do setor
 
A crise econômica brasileira e de confiança no mercado pegou em cheio o setor da construção civil, o que tem gerado a retração de investimentos e a redução de quadros nas empresas. Com esse cenário, os empresários do setor tentam conciliar ao máximo a economia de recursos e o aumento da produtividade. Tarefa nem sempre fácil, mas que pode ser realizada tendo a sustentabilidade como aliada.
“Em contrapartida, mesmo com o momento de dificuldade, as soluções ambientais vieram para ficar e estão ajudando os empresários a obterem melhores resultados nesse cenário adverso", observa Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção.
A empresa realizou estudos em uma obra onde o retorno obtido com o investimento em sistemas de aproveitamento de água de chuva e reuso de águas cinza no canteiro de obras se deu em menos de oito meses, com a economia na conta superior à R$100.000,00.
Para Ferreira, “a sustentabilidade é economia e racionalidade e, por isso, o canteiro sustentável aumenta a produtividade da obra, gera economia no consumo de água e energia (fundamental para o meio ambiente e para orçamento como o aumento das tarifas)”.
Além disso, o controle de qualidade de materiais no planejamento do canteiro de obras (tanto na logística de recebimento de materiais, quanto na gestão de resíduos) é capaz de gerar o reaproveitamento de insumos e reduzir o volume de sobras. Este valor pode variar de acordo com os métodos adotados pela construtora e, em alguns casos, a diferença de geração de resíduos entre um canteiro e outro é superior a 35%.
Outras soluções, como o aproveitamento de água dos aparelhos de ar-condicionado e o retardador de pega do gesso (reduz a média de 30% a perda de material para apenas 2% durante o manuseio na obra) também têm sido importante para a obtenção de bons resultados.
Dessa forma, a consultoria vem introduzindo nas construtoras planos estratégicos com o objetivo de transformar os processos internos, com a minimização de riscos, otimização da gestão de recursos naturais e inserção da matriz de sustentabilidade nos negócios, fazendo com que adotem medidas que diminuam o consumo de recursos naturais, o desperdício, resíduos e o retrabalho.
 
Ateliê de Textos

Banner
Banner
Banner

Site Login