O futuro com o BIM 5D

27/07/2015 - O futuro com o BIM 5D
 
Profissionais da Logi Arquitetura avaliam o sistema, suas vantagens e aplicabilidade
 
Uma das tecnologias mais inovadoras para projetos e processos da construção civil é o chamado BIM (Building Information Modeling). Este sistema, que já é bastante utilizado fora do Brasil, está ganhando força em projetos nacionais, e segundo especialistas é o futuro na forma de projetar e planejar uma obra. Indo muito além de simples representações em 2D ou em 3D, o BIM incorpora o conceito de nD, onde n diz respeito ao número de informações que consegue-se atribuir à edificação em questão.
A Logi Arquitetura é uma das empresas curitibanas pioneiras no uso do BIM na capital paranaense. Dentre os inúmeros conceitos trazidos por este sistema, o 5D é um dos grandes diferenciais. “As formas convencionais de se trabalhar com projetos sempre giraram em torno de representações 2D (representação plana, em duas dimensões) ou em 3D (representação tridimensional). Com o BIM é possível falar em 4D (atribuição de informações e cálculos sobre o cronograma da obra), em 5D, que diz respeito à atribuição do valor custo aos elementos componentes do modelo ou do projeto (materiais, mão de obra, despesas, entre outros), ou ir mais além”, explica a arquiteta e sócia proprietária da Logi Arquitetura, Clarisse Petroski.
Dentre as vantagens na implantação do 5D, está a extração de quantitativos e atribuição de valores associados ao projeto, reduzindo erros relacionados ao orçamento da obra e ao controle de custos, desde a fase inicial do projeto. “Desta forma é possível realizar um melhor controle financeiro ao longo do tempo de obra, planejando despesas e receitas de acordo com cada fase e possibilitando a obtenção de indicadores que dão suporte a tomadas de decisões ao longo do processo”, comenta o arquiteto e sócio -proprietário da Logi Arquitetura, Adriano Dorigo.
O uso do 5D está em crescimento, mas ainda é pouco explorado no Brasil, em comparação com o universo da construção civil e ao número de obras existentes. “É preciso encontrar empresas e profissionais capacitados para fazer a gestão do BIM 5D de maneira adequada e de adaptações na forma de atuar das empresas de construção”, comenta Clarisse. Recentemente, a Logi Arquitetura, em conjunto com mais três empresas (Pipe Studio, Fabi Azevedo Arquitetura e CF Reich Engenharia), fundou a iniciativa +BIM, que tem como um dos seus objetivos oferecer soluções completas em BIM aos seus clientes.
 
Sobre o Logi Arquitetura - Fundado em 1999 pelos arquitetos Clarisse Petroski e Adriano Dorigo, o escritório Logi Arquitetura é referência em projetos corporativos e de varejo, com atendimento personalizado para estes clientes, além dos setores imobiliário, e grandes empresas. Têm como destaque projetos como os 70 pontos de venda da Nextel e implantação de sistemas de mobilidade em agências do banco Santander.  Ressalta-se também a inovação na área tecnológica, sendo pioneiros na utilização do sistema BIM em seus trabalhos.
 
BG Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login