HUESKER Brasil expõe produto para confinamento e dessecagem de resíduos sólidos durante a Fenasan

04/08/2015 - HUESKER Brasil expõe produto para confinamento e dessecagem de resíduos sólidos durante a Fenasan
 
A solução evita o descarte inadequado de efluentes e pode gerar economia de água
 
As tecnologias que possibilitam o melhor aproveitamento dos recursos hídricos têm ganhado mais visibilidade no atual cenário vivido pelo país. A engenharia com geossintéticos dá a sua contribuição com soluções inovadoras que atendem essas necessidades sem comprometer a qualidade dos projetos. Nesse contexto, a HUESKER Brasil expõe o sistema SoilTain DW®, geoforma linear para confinamento e dessecagem de lodo ou lama, durante a 26º Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), que acontece de 4 a 6 de agosto, em São Paulo.
A tecnologia pode ser utilizada em trabalhos de desassoreamento de cursos d’água e de tratamento e estocagem de efluentes industriais ou domésticos em estações de tratamento de água ou esgoto (ETAs e ETEs). SoilTain DW garante a efetiva dessecagem do material confinado, aumentando o teor de sólidos e possibilitando o descarte de forma mecanizada. O sistema de dessecagem é fácil de instalar e requer uma baixa manutenção, além de oferecer uma alternativa eficiente e ambientalmente correta para os métodos tradicionais.
“O produto reduz enormemente a condição degradante em que a maioria dos efluentes líquidos é lançada nos corpos hídricos de um modo geral. A geoforma SoilTain DW certamente está entre as mais eficientes na redução de sólidos, sendo aplicada no tratamento dos resíduos e rejeitos líquidos de ETAs, ETEs e da grande maioria dos efluentes industriais”, destaca o engenheiro da HUESKER Brasil, Eduardo Guanaes. Segundo ele, além de reduzir sólidos e evitar o descarte inadequado de efluentes de um modo geral, a economia de água pode ser significativa, dependendo do processo utilizado pelo cliente. Em algumas ETAs, há casos de redução de até 65% no processo de limpeza dos filtros.
 
Saneamento é saúde
Dados do relatório da UNESCO sobre o desenvolvimento da água em 2014 (World Water Development Report 2014, Water and Energy), mostram que mais de 80% da água usada no mundo – e mais de 90% nos países em desenvolvimento – não é coletada e nem tratada. “Diante de um panorama desses, cabe a cada um de nós, sermos multiplicadores de qualquer tecnologia que venha a contribuir com a erradicação, a mitigação e a mudança dessa condição”, acredita Guanaes.
São 768 milhões de pessoas no mundo sem acesso a uma fonte de água potável e mais de 3,5 bilhões sem atendimento satisfatório em relação à água. A previsão é que até 2050, cerca de 40% da população mundial ainda estará vivendo em áreas com pouco acesso a recursos hídricos.
Para o engenheiro, a crise vivida pelo Brasil acentua ainda mais a necessidade de encontrar meios eficientes que evitem o desperdício desse recurso tão valioso. “Nossa qualidade de vida depende da água, sendo assim cabe a nós preservar, usar com responsabilidade e cuidar para que a ela continue a seguir o seu ciclo natural”, completa.
 
Sobre a Huesker - Destaque por seu papel pioneiro no desenvolvimento de produtos e soluções geossintéticas, a HUESKER é líder mundial na fabricação de geogrelhas e geotêxtil de alta resistência.
No Brasil e em grande parte dos demais países da América do Sul a empresa atua desde 1998 através de seu escritório em São José dos Campos (SP), prestando suporte técnico e comercial, com equipe técnica e estoque locais. Tem participação em diversos dos principais projetos de infraestrutura do país, fornecendo soluções para reforço, melhoramento e estabilização de solos e de pavimentos, controle de erosão, tratamento de efluentes, impermeabilização de solos, revestimentos de canais e proteção costeira, entre outros.
 
Alameda Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login