SPObras lança licitação para instalação de parklets na cidade

06/08/2015 - SPObras lança licitação para instalação de parklets na cidade
 
Serão instalados 32 parklets, um por subprefeitura
 
Depois da implantação e construção de ciclofaixas e ciclovias, intervenções urbanas feitas com base numa política de gestão do espaço público que torne a cidade mais democrática e amigável, o paulistano ganhará mais um equipamento do mobiliário urbano a favor da convivência, da humanização da relação entre metrópole e cidadão.
A SPObras acaba de lançar, nesta terça-feira (04) a licitação para a instalação de 32 parklets na cidade, um por subprefeitura. Neste processo, a SP Urbanismo  foi responsável pela elaboração do projeto executivo e a SPObras, pela licitação e gerenciamento das instalações, segundo determinam seus contratos sociais. Os recursos são provenientes da SP Urbanismo.
Esses novos equipamentos serão somados aos mais de 40 já instalados na Capital. Um dado importante é que a escolha dos locais de cada parklet já foi realizada entre as subprefeituras e a SMDU, por meio da SP Urbanismo. Foram critérios para sua localização as áreas sombreadas com uma vista agradável, em ruas movimentadas e próximas a escolas, hospitais, postos de saúde.
Os parklets são uma extensão temporária da calçada, espaço público por excelência, onde a população exerce a cidadania.  Ocupando área de 10m de extensão por 2m de largura, são um convite à pausa, à conversa, à distensão numa cidade que é conhecida pela pressão que sua vida urbana exerce em cada morador. Duas vagas a menos para carros, em troca de um espaço de fruição que melhora a qualidade da vida do paulistano. A área, que funciona 24h, pode receber as contribuições da população. Mesas, cadeiras dobráveis ou outros acessórios e intervenções de arte urbana podem ser incorporados ao local.
São estruturas equipadas com bancos, floreiras, vasos, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de atividades artísticas. Podemos dizer que são como pequenas praças instaladas em vias públicas, interferindo de forma positiva na interação do morador com dinâmica da cidade.
A modalidade de licitação adotada foi o pregão eletrônico e, portanto, não há um preço fechado para essa implantação. Para participar do pregão, os interessados devem encaminhar proposta escrita de preço para a Comissão de Licitação e as propostas de menor preço são selecionadas. Desse modo, o pregão assegura um valor respaldado na realidade do mercado, permitindo a ampliação da disputa licitatória e a economia de recursos públicos, já que o participante que exagerar no valor correrá o risco de não ser selecionado. Além desse benefício para o poder público, essa modalidade é mais ágil e possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes.
O início da disputa da licitação dos parklets se dará no dia 19 de agosto de 2015. Após a instalação dos equipamentos, sob gerenciamento da SPObras, a manutenção das estruturas ficará a cargo de cada subprefeitura.
Para saber mais sobre todo o processo e baixar o edital, clique aqui (buscar por parklets).
 
Comunicação SPObras

Banner
Banner
Banner

Site Login