CPFL Energia é premiada pelos usuários SAP pelo projeto de telemedição dos clientes industriais

27/08/2015 - CPFL Energia é premiada pelos usuários SAP pelo projeto de telemedição dos clientes industriais
 
Case sobre a integração entre o sistema comercial SAP CCS e a plataforma de telemedição conquistou o Impact Awards 2015
 
Campinas, 27 de agosto de 2015 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, foi a vencedora do Impact Awards 2015, oferecido pela Associação dos Usuários SAP (ASUG). A companhia foi premiada com o case de integração da plataforma de telemedição dos clientes industriais e comerciais de grande porte com o sistema comercial SAP CCS (Customer Care Solutions).
O case vencedor da CPFL Energia relata o processo de integração dos sistemas de Meter Data Management (MDM) e Meter Data Collection (MDC) à plataforma SAP CCS, aplicação inédita entre as empresas de energia elétrica na América Latina. O novo sistema, em uso desde dezembro de 2014, tem como objetivo proporcionar ganhos de produtividade às distribuidoras do Grupo, melhorando a qualidade faturamento dos seus clientes.
De acordo com o gerente de Telemedição do Grupo A (indústrias e comércio de grande porte) da CPFL Energia, José Carlos Finoto Bueno, a principal vantagem da integração do MDM e MDC ao CCS é a automação do processo de cadastramento e faturamento dos clientes telemedidos pelos medidores inteligentes. O investimento associado à integração das plataformas foi da ordem de R$ 3 milhões.
Um dos principais desafios enfrentados pela companhia na integração dos sistemas foi o de não afetar o cumprimento das demandas regulatórias e não comprometer o processo de adoção do CCS na RGE. Neste momento, em torno de 24 mil clientes do Grupo A são telemedidos pelas oito distribuidoras da CPFL Energia.
Atualmente, o novo sistema tem sido utilizado para efetuar o faturamento de 2,174 mil clientes telemedidos da CPFL Paulista, distribuidora que atende 264 municípios do interior do Estado de São Paulo. O próximo passo do projeto é encerrar este ano com 10 mil clientes telemedidos integrados à nova solução tecnológica.
“A integração do MDM e do MDC ao CCS envolveu o empenho dos colaboradores das áreas de engenharia, comercial, operações e TI do Grupo. Ser reconhecido pelos usuários SAP como o melhor case de 2015 é o reconhecimento de todo esse trabalho e nos motiva a alcançar a meta de sermos referência internacional”, diz o vice-presidente de Planejamento e Gestão Empresarial da CPFL Energia, Wagner Luiz Schneider de Freitas.
 
Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
 
Comunicação CPFL

Banner
Banner
Banner

Site Login