Porto Rico fecha acordo para operação do Porto das Américas

09/09/2015 - Porto Rico fecha acordo para operação do Porto das Américas
 
Portek International será a responsável pela revitalização e operação
 
O Departamento de Desenvolvimento Económico de Porto Rico anunciou (26.08), o contrato firmado com a Portek International – empresa sediada em Singapura que atua em engenharia, gestão e tecnologia portuária – para operar o Porto das Américas, localizado em Ponce, ao Sul da Ilha. O acordo, previsto para um periodo de três anos, inclui a revitalização da infraestrutura e colocar este porto na rota dos armadores internacionais, de modo a convertê-lo num dos eixos de crescimento econômico do país.
“Como parte do plano de comercialização, visitaremos e negociaremos com potenciais clientes do Porto das Américas para a chegada de nova carga. Trabalhamos com instalações portuárias em diferentes partes do mundo, porque entendemos que o Porto de Ponce tem um enorme potencial”, expressou Lai Wye Keong, executivo de Portek International.
“A formalização do contrato com a Portek permite concentrar esforços na comercialização e revisar a estrutura e organização do Porto de modo a torná-las mais eficientes”, arfimou  Carlos Iván Mejía, diretor da Autoridade do Porto.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio de Porto Rico, Alberto Bacó Bagué, disse que a assinatura deste contrato representa um passo muito importante no propósito de transformar o Porto das Américas num núcleo de criação de empregos e desenvolvimento económico, particularmente para a região sul. “Conseguir um acordo com uma companhia como Portek International, uma das mais importantes do setor e com capacidade para ligar Porto Rico com as rotas internacionais, é uma meta que agora estamos mais perto de colocar em prática”.
Como parte do plano de desenvolvimento do Porto está em tramitação a criação de uma zona franca (Zona Econômica Especial) que agilize os processos de desenvolvimento, agrupe os incentivos pertinentes e incorpore novos negócios, de forma a aumentar a oferta competitiva do Porto das Américas.
A promoção da zona franca, a comercialização das instalações industriais e o impulso às importações e exportações através do Porto das Américas estará a cargo da Companhia de Fomento Industrial. Por sua vez, a companhia de Comércio e Exportação comercializará, em conjunto com a Autoridade do Porto de Ponce, as instalações existentes para aumentar as exportações e importações através do Porto, enquanto estão em desenvolvimento os novos projetos da Zona Econômica Especial ou Zona de Valor Agregado.
O plano atual para o Porto das Américas baseia-se em quatro pilares: a contratação de um operador internacional; a comercialização de transporte marítimo para distribuição e logística numa zona de livre comércio sob uma jurisdição dos Estados Unidos; o desenvolvimento de uma zona industrial para manufatura e valor agregado; e a capacitação de trabalhadores para as novas práticas do setor.
 
Atrevia Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login