Fôlego renovado para a mineração nacional

17/09/2015 - Fôlego renovado para a mineração nacional
 
16º Congresso Brasileiro de Mineração e Exposição Internacional de Mineração – EXPOSIBRAM 2015, terminaram nesta quinta, 17 de setembro, trazendo um olhar positivo para o setor
 
O panorama econômico e político do Brasil, sustentabilidade, boas práticas e, ainda, mudanças no modelo de comunicação e relacionamento do Setor Mineral com os seus diversos públicos deram o tom dos debates do 16º Congresso Brasileiro de Mineração, que, juntamente com a Exposição Internacional de Mineração - EXPOSIBRAM, foi realizado no Expominas, em Belo Horizonte, de 14 a 17 de setembro. Ao longo de quatro dias, cerca de 60 mil pessoas, entre autoridades públicas, representantes dos Governos Federal, Estaduais, dos Poderes Públicos e de Governos Estrangeiros, além de líderes do setor mineral e profissionais de áreas correlatas, estiveram reunidos para debater os rumos do segmento, que deve ganhar novo fôlego em breve.
Ao menos é esta a expectativa do Engenheiro José Fernando Coura, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM (www.ibram.org.br), entidade promotora do evento. Para ele, “é com inovação que faremos frente à atual crise e é com muito otimismo que temos que nos planejar para gerar oportunidades para a Indústria da Mineração. Cada segmento relacionado ao Setor Mineral tem que encarar esse desafio de superação de frente, com a mente aberta para vislumbrar, via propostas inovadoras, os caminhos que nos levarão novamente a um ciclo virtuoso nos negócios. E esse esforço começou durante a Exposição e o Congresso Brasileiro de Mineração”, declarou durante a cerimônia de abertura.
Um dos destaques da programação foi o talk show “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendências, desafios e oportunidades”, comandado pelo Jornalista William Waack. O encontro reuniu o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o CEO da Vale, Murilo Ferreira; e o Presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior; para uma conversa sobre o ambiente de negócios de Minas Gerais e no mundo, além dos desafios da indústria mineral. Mais uma vez, o setor empresarial reivindicou maior celeridade nos processos de licenciamento ambiental. A resposta do Governador foi positiva e, de acordo com ele, o Estado prepara mudanças para a legislação da matéria.
O mercado de fertilizantes também ganhou espaço na programação. Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Calil Pereira Jardim, mediador do painel  “Fertilizantes: novos projetos buscam superar a dependência do Brasil”, esse que é o principal insumo do agronegócio nacional  tem relação direta com a segurança alimentar do país e, em alguns anos, do mundo.
A mudança de cultura e relacionamento do setor mineral com seus diversos públicos foi o tema do painel “Imperativos para implementar o Kin Development Partner Framework da Mineração (DPF)”, uma iniciativa coordenada pela Kellogg Inovation Network, que contou com a presença do frei Seamus Finn, uma liderança mundial em relação ao tema. O debate reuniu executivos e fornecedores para analisar a imagem da atividade, que, apesar de levar desenvolvimento e renda para os municípios em que se instala, tem renovado a disposição para alcançar melhores níveis de relacionamento com as comunidades locais.
Também participaram dos debates e mesas-redondas promovidos pelo 16º Congresso Brasileiro de Mineração o CEO da Samarco, Ricardo Vescovi; o CEO da AngloGold Ashanti, Hélcio Guerra; o Diretor de Operação do Sistema Minas-Rio, da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Rodrigo Vilela; o CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM, Tadeu Carneiro;  e o Coordenador da Rede de Recursos Hídricos da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Percy Baptista Soares Neto; entre outros líderes do setor.
 
TEMA CENTRAL E HOMENAGEM
A 16ª EXPOSIBRAM, cuja programação foi norteada pelo tema “Mineração no mundo da inovação”, prestou homenagem a um dos mais influentes e visionários empresários brasileiros. O evento deste ano foi realizado em memória do ex-Conselheiro e fundador do IBRAM e do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Na abertura do evento, Luís Ermírio de Moraes, conselheiro do Grupo VPAR, recebeu uma placa em nome do pai.
“Antônio Ermírio de Moraes foi um dos maiores empresários brasileiros. Nós, do Setor Mineral e do Instituto Brasileiro de Mineração, somos gratos à dedicação e contribuição desse grande líder à indústria brasileira, em especial à mineral. Grande parceiro e referência ética, que deixou para todos nós um grande legado", afirmou o Diretor-Presidente José Fernando Coura.
 
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE MINERAÇÃO DESTACOU A SUSTENTABILIDADE
Processos sustentáveis e o uso racional dos recursos naturais foram os destaques entre os produtos e serviços oferecidos nos estandes da EXPOSIBRAM, e o reaproveitamento da água foi uma delas. No total, a feira contou com cerca de 400 expositores, delegações de 27 países e sete pavilhões internacionais. De acordo com estimativas oficiais, cerca de R$ 500 milhões foram gerados em negócios ao longo dos quatro últimos dias.
A empresa canadense Solex Thermal Science, que participou pela primeira vez do evento, apresentou uma solução para aquecimento e resfriamento de minérios que utiliza água como condutor térmico. O diferencial dessa tecnologia é que o recurso, quando atinge temperaturas elevadas, é reaproveitado em processos de aquecimento de material mineral no forno siderúrgico.
Pioneira no Brasil na execução de serviços de hidrogeologia aplicados à mineração, a MDGEO trouxe para a EXPOSIBRAM seu catálogo de serviços e esclareceu dúvidas dos visitantes acerca dos impactos que a extração de minério pode causar aos recursos hídricos e como as mineradoras podem atuar sem prejudicar o meio ambiente.
A empresa alemã Flottweg demonstrou como é possível fazer a separação mecânica de resíduos sólidos e líquidos por meio do uso de tecnologia de última geração. Esse processo reduz o volume de rejeitos gerados com a operação e, consequentemente, o risco da atividade.
 
ESPAÇO SUSTENTABILIDADE
A Exposibram também contou com o “Espaço Sustentabilidade”, com estandes das empresas SSMA Consultoria Ambiental; Promine Mineração, Engenharia e Construções; Trienge Projetos e Serviços; Trust Gestão e Sustentabilidade; e Campo. No local, os visitantes tiveram a oportunidade de buscar informações sobre licenciamento e monitoramento ambiental, drenagem ácida de mina, higiene ocupacional e avaliação de áreas contaminadas, entre outros serviços oferecidos por essas empresas.
Mais informações sobre a EXPOSIBRAM estão disponíveis em: www.ibram.org.br
 
IBRAM TRAZ PARA O BRASIL O MAIS IMPORTANTE CONGRESSO DE MINERAÇÃO DO MUNDO
A cada ano a mineração brasileira ganha mais força no mercado internacional. Um importante demonstrativo dessa evolução é que World Mining Congress (WMC 2016), um dos maiores eventos de mineração de todo mundo será realizado pela primeira vez no Brasil. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2016, o WMC vai reunir no Rio de Janeiro os maiores especialistas da Indústria Mineral. Com o tema “Mining in a World of Innovation”, o evento irá para promover e apoiar, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional nas áreas de mineração e desenvolvimento de recursos minerais naturais. O WMC acontece a cada três anos, sob a liderança de um Secretariado, com status de organização, associado às Nações Unidas, localizado no Central Mining Institute, na cidade de Katowice, Polônia. Mais informações: www.wmc2016.org.br
 
PATROCINADORES E APOIADORES
O evento teve o patrocínio da mineradora Vale, da Votorantim Metais, da Anglo American, da AngloGoldAshanti, da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, da Samarco Mineração, da Kinross, da Companhia Siderúrgica Nacional, da Geosol, da Gerdau e da Confederação Nacional da Indústria - CNI.
Figuraram como apoiadores a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), o Sistema FIEMG, o Instituto Aço Brasil, o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Governo de Minas Gerais e a BeloTur/Prefeitura de Belo Horizonte (MG).
 
PROFISSIONAIS DO TEXTO
ETC COMUNICAÇÃO

Banner
Banner
Banner

Site Login