Celso Lafer é o 19º Professor Emérito 2015

21/09/2015 - Celso Lafer é o 19º Professor Emérito 2015

Após eleição por unanimidade pelos conselheiros do CIEE e outras personalidades, o prêmio será entregue em 15/10 no Teatro CIEE, em São Paulo
 
Celso Lafer receberá o 19º Prêmio Professor Emé­rito CIEE/Estadão – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, concedido anualmente a uma personalidade de destaque na educação brasileira. Pro­movido pelo CIEE em parceria com o Estadão, o prêmio será entregue no Dia do Profes­sor (15/10, quarta-feira, às 10h), no Teatro CIEE, após um café da manhã. A saudação ao professor Lafer será feita por José Goldemberg, Professor Emérito CIEE/Estadão 2014.
“O prêmio a Celso Lafer é um reconhecimento a toda sua história, tanto como professor quanto como ministro e embaixador. Ele é uma dos brasileiros que têm em sua trajetória a união do saber e do fazer, com reconhecimento internacional”, afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE.
Formado em direito, pela Universidade de São Paulo (USP), Lafer é autor de várias obras, mestre e doutor em ciências políticas pela Universidade de Cornell (EUA) e professor livre docente pela USP. Tem significativa atuação na área educacional, tendo sido chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP.
O novo Professor Emérito também tem relevante trajetória no setor público, tendo ocupado cargos de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, além de ter sido embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e na Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua primeira gestão à frente do Itamaraty, foi responsável pela organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92), que reuniu no Rio de Janeiro mais de cem chefes de Estado. Na segunda gestão, integrou a delegação brasileira à Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, em Durban, na África do Sul. Em 2002 foi eleito membro da Corte Permanente de Arbitragem da Haia, na Holanda, para mandato de três anos.
Atualmente, Lafer é presidente do Conselho Deliberativo do Museu Lasar Segall, membro do GACint, ligado ao Instituto de Relações Internacionais da USP e presidente do conselho editorial da revista Política Externa. Integra também o Conselho de Administração de Klabin Papel e Celulose.
Com a escolha de Celso Lafer, o Prêmio Professor Emérito chega à sua 19.ª edição, já tendo sido outorgado a José Goldemberg, Willian Saad Hossne, Delfim Netto, Angelita Gama, José Cretella Junior, Adib Jatene, Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Paulo Vanzolini, Ives Gandra Martins, entre outros.
 
Sobre o CIEE - Desde sua fundação, há 51 anos, o CIEE já encaminhou 15 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.
 
Assessoria de Comunicação do CIEE

Banner
Banner
Banner

Site Login