Construtora Passarelli é uma das primeiras do ramo a adotar o Lean Construction

02/10/2015 - Construtora Passarelli é uma das primeiras do ramo a adotar o Lean Construction
 
Filosofia de gestão da produção ajuda a otimizar materiais, equipamentos e equipes, desde o planejamento inicial até o canteiro de obra do projeto
 
A Construtora Passarelli, empresa do Grupo Passarelli, é uma das primeiras empresas do setor no Brasil a adotar a metodologia de trabalho conhecida como Lean Construction, ou “construção enxuta”, que contribui para otimizar a utilização de materiais, equipamentos e recursos humanos em obras de engenharia civil.
Relativamente nova no País, a filosofia de gestão da produção por meio do Lean Construction quebra antigos paradigmas. Ela adapta, para a construção civil, técnicas e ferramentas que foram aplicadas inicialmente no Sistema Toyota de Produção (Lean Production) - a metodologia revolucionária para as montadoras de automóveis nos anos 80. Isso envolve a adaptação dos fluxos de trabalho desde a fase inicial de planejamento da construção até o trabalho realizado no canteiro de obra. A base desta filosofia é o pensamento enxuto e controlado junto às atividades da construção civil.
“Por meio do Lean Construction, criamos pacotes de trabalho e ciclos de produção, trabalhando para concluir cada uma das etapas, antes de iniciar a subsequente, promovendo assim um fluxo contínuo de produção”, informa Norberto Nunes de Oliveira Netto, diretor técnico da Construtora Passarelli, ao explicar que há um sincronismo entre as etapas da obra semelhante ao que se verifica nas linhas de montagem de automóveis. Isto permite também verificar com mais precisão se tudo está ocorrendo conforme o planejado em cada etapa. “É uma filosofia que dinamiza bastante a logística e o andamento do projeto”, acrescenta.
Os pacotes de serviços e os ciclos também ajudam a Passarelli a determinar a quantidade de material que será necessária no canteiro em cada semana, ou até mesmo em cada dia especificamente. “Com este sequenciamento, criamos o que chamamos de ‘ritmo na obra’, no qual cada atividade, ou ‘pacote de serviço’, tem que ser executada no mesmo ciclo, para não impactar a atividade que vem na sequência. Essa é a grande contribuição que a filosofia do Lean Construction pode dar a um projeto de construção civil”, conclui Netto.
 
Sobre o Grupo Passarelli - Fundado em 1932, o Grupo Passarelli é formado pela Construtora Passarelli e pela HBSP Shield, empresa líder em microtúneis de 20 cm até 2 metros com tubos cravados. Também é sócio das empresas Individualiza (especializada em individualização do consumo de gás e água), Sitema Chip (Smart Grid) e PEC Energia, atuante no segmento de geração de energia elétrica limpa e renovável.
Precursora na construção de túneis por métodos não destrutivos (shield) em obras subterrâneas, a empresa também foi pioneira na utilização de pré-moldados em diversos setores de suas atividades de engenharia.
A companhia já realizou mais de 1,2 mil obras de infraestrutura em diferentes municípios brasileiros, principalmente na área de saneamento - na qual possui destacada expertise na construção e manutenção de sistemas de tratamento e distribuição de água e esgoto, construção de canais de adução, galerias de águas pluviais e canalização de córregos. A Construtora Passarelli também atua em empreendimentos imobiliários e obras para clientes privados, como galpões e pátios logísticos.
 
GPCOM Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login