Acciona reforça sua presença no Brasil com gestão integral do saneamento de águas em Divinópolis (MG)

20/10/2015 - Acciona reforça sua presença no Brasil com gestão integral do saneamento de águas em Divinópolis (MG)
 
A concessão, por um período de 26 anos, prevê a construção de duas estações de tratamento de águas residuais, 16 estações de bombeamento e redes de coletores; O projeto, uma parceria público-privada, prevê um contrato de R$ 420 milhões (97 milhões de euros)
 
A ACCIONA ÁGUA, divisão de infraestrutura hídrica da empresa espanhola Acciona, ganhou a licitação para a gestão integral do sistema de saneamento de Divinópolis (MG). O projeto prevê um contrato de aproximadamente R$ 420 milhões (97 milhões de euros), e será custeado em partes iguais com a Copasa, empresa mista responsável pela gestão do abastecimento e saneamento do Estado de Minas Gerais, já que se trata de um projeto de PPP (parceria público-privada), cada vez mais comum no desenvolvimento de infraestruturas de águas na América Latina.

A ACCIONA Água - em parceria com as empresas locais GEL Engenharia e FB Participações - realizará o projeto, a construção e a implantação de duas estações de tratamento de águas residuais, 16 estações de bombeamento do sistema e a construção das redes de coletores de águas residuais da cidade, e também se encarregará de sua operação e manutenção nos próximos 26 anos.

A maior planta programada, com capacidade inicial de 400 litros por segundo e previsão de ampliação ao longo do período da concessão até alcançar 600 litros por segundo, prestará serviços a uma população de 228.600 habitantes. Além disso, as instalações terão 67,8 km de rede de esgotos e 6,1 km de coletores.

Com esse contrato, a ACCIONA reforça sua presença no Brasil, onde começou suas operações em 1996 e, atualmente, conta com um quadro de mais de 2000 profissionais e todas suas principais áreas de negócios, além de água.

Em julho do ano passado, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro concedeu à Acciona, em parceria com as empresas brasileiras Serveng e GEL, o contrato para realizar as obras do sistema de saneamento de São Gonçalo, a segunda maior cidade do Estado, detrás da capital, num valor global de 117 milhões de euros. O projeto, com um prazo de execução de 36 meses, inclui a recuperação ambiental das bacias hidrográficas dos rios Alcântara (que dá nome ao projeto) e Mutondo, e atenderá a uma população estimada de 250.000 habitantes.

Anteriormente, a ACCIONA Água já tinha realizado obras de remodelação e melhorias da planta de tratamento de águas de Arrudas (MG) instalações que atualmente também opera.

A ACCIONA é uma das principais empresas espanholas, nos setores das infraestruturas, energia, água e serviços em mais de trinta países. Seu lema “Pioneiros no desenvolvimento e sustentabilidade” reflete seu compromisso em todas suas atividades contribuindo para o crescimento econômico, o progresso social e a proteção ambiental, um compromisso reconhecido por sua inclusão nos índices de sustentabilidade Dow Jones (DJSI) e FTSE4Good. A ACCIONA está cotada no índice Ibex-35, conta com um quadro de 33.000 profissionais aproximadamente e alcançou vendas de 6,5 bilhões de euros em 2014. www.acciona.es www.acciona.es.
 
GPCOM Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login