Equipamento que protege ramificações de linhas aéreas de média tensão é case de sucesso

27/10/2015 - Equipamento que protege ramificações de linhas aéreas de média tensão é case de sucesso
 
Fusesaver elimina os impactos de faltas transitórias nas linhas de distribuição de energia e protege o fusível.
Projeto piloto traz economia a empresas brasileiras, como a Creluz.
 
A Siemens reforça a importância de uma tecnologia para o setor elétrico, o equipamento Fusesaver. Desenvolvido para proteger as ramificações de linhas aéreas de média tensão, a novidaderemove os impactos de faltas transitórias nas linhas de distribuição de energia e protege o fusível.
Considerando que mais da metade dos desligamentos são de curtíssima duração, a grande vantagem do uso do Fusesaver está no momento das falhas na distribuição. O equipamento é capaz de mandar um sinal para a central de controle para religar a rede. Além disso, aumenta a confiabilidade na rede e reduz os custos de operação, já que diminui a necessidade de manutenção nas linhas.
“O equipamento atua como um religador, ou seja, o circuito é aberto por um tempo pré-determinado e é fechado novamente. Se neste intervalo a causa desaparecer, ou se extinguir, o elo fusível não queima e mantém-se a continuidade no fornecimento de energia elétrica”, explica Ricardo Nakamura, Gerente de Portfólio e Marketing da Siemens.
Como parte do portfólio de equipamentos da linha de componentes outdoor de média tensão da Siemens, o Fusesaver foi utilizado em um projeto piloto testado recentemente em algumas empresas brasileiras, entre elas a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia (Creluz), localizada em Pinhal, RS.
Pesquisa realizada entre técnicos e engenheiros da unidade do Estado do Rio Grande do Sul, em um encontro interno da empresa, a novidade foi avaliada pelos participantes, que o consideraram muito eficiente pelo fato de ter gerado bons resultados. Segundo Patrícia Savoldi, Engenheira Eletricista da Creluz, o equipamento instalado nas redes da empresa na região de Jaboticaba evitou 120 faltas temporárias de energia em um período de um ano, gerando uma economia de R$ 24.767,04.
A Siemens acredita que o Projeto do Fusesaver reforça a presença das soluções e tecnologias da companhia neste segmento. Além disso, oferece possibilidades para alavancar a redução de custos com o uso deste equipamento nas empresas brasileiras.
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil  - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives.  A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.
 
S2Publicom

Banner
Banner
Banner

Site Login