Setor de construção é chave para combater as mudanças climáticas, diz especialista da ONU

10/11/2015 - Setor de construção é chave para combater as mudanças climáticas, diz especialista da ONU

Se o cenário da sustentabilidade mundial atual já não é dos melhores, prepare-se: a previsão é de que vai piorar se o setor de construção não se transformar. A afirmação é do diretor de Consumo Sustentável e Produção da Unep (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas), Arab Hoballah. O especialista da ONU é um dos gabaritados convidados do primeiro dia da Expo Arquitetura Sustentável.

Atualmente, ⅓ das emissões globais de gases de efeito estufa é proveniente do setor. Estima-se que até 2040, teremos entre 2 e 3 bilhões de pessoas na África, América Latina e Ásia ingressando na classe média, consumindo e querendo moradias melhores.  "O setor de construção é fundamental para a sustentabilidade mundial. Para a conta fechar, temos que mudar a forma como construímos e fazer mais e melhor com menos", afirma.

Segundo ele, é preciso repensar todo o ciclo da construção de um empreendimento, desde a extração do recurso natural, a construção, o uso do prédio e, por fim, o descarte dos materiais na demolição. O mesmo vale para os profissionais – designers, arquitetos e engenheiros –, que precisam se atualizar e aplicar a eficiência energética em toda a cadeia produtiva.

Para saber mais, leia a entrevista com Arab Hoballah no site do evento.

EM ABERTURA DA EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, PLAYERS REFORÇAM COMPROMISSO COM USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS

Durante a cerimônia de abertura da Expo Arquitetura Sustentável, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon SP), Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, destacou a importância do evento ao reunir vários agentes do setor. "Esperamos trazer respostas melhores, mais econômicas e mais sustentáveis". Marcos Rodrigues Penido, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), também falou sobre o comprometimento com o meio ambiente. "O governo do Estado de São Paulo terá um trabalho incansável para que a sustentabilidade seja uma grande bandeira".

Participaram da cerimônia de abertura Paulo Octávio de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Arab Hoballah, chefe de sustentabilidade para o Estilo de Vida, Cidades e Indústria (ONU), Maria Luiza Salomé, diretora titular adjunta do departamento da Indústria da Construção (reprensentando Paulo Skaf, presidente da FIESP e o Sebrae SP), Miriam Addor, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e Alexandre Brown, diretor de eventos da Reed.

Na ocasião, aconteceu a entrega de 5 certificações AQUA-HQE:

O primeiro certificado foi para o retrofit  e ampliação  do  instituto de infectologia Emílio Ribas, que contou com a consultoria da empresa Inovatech;

O segundo foi para os empreendimentos habitacionais nos municípios de Limeira, Piracicaba, Americana e São Carlos , sob  consultoria da empresa Proactive;

A AP recebeu três certificados para os empreendimentos: Residencial Itapeti 8, Residencial João De Oliveira Torres e Residencial Ellen Keller, sob  consultoria da empresa  Sustentech.

Também foi entregue o primeiro selo Leed For Homes do Brasil e da  America Latina para o projeto "Alphaville Dom Pedro", na cidade de Campinas, que atingiu 81,5 pontos de práticas sustentáveis, dos 136 pontos totais, avaliados em 8 categorias. Atingindo o nível prata, com 70% de eficiência energética e mais 67% de eficiência hídrica, sendo um marco no Brasil e na América Latina. Além disso, ainda houve a premiação "expositor de destaque" conquistada pela Auge Software.

PARA SINDUSCON SP, DESCONFIANÇA É UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA PARCERIAS COM O SETOR PÚBLICO

Francisco Vasconcellos, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon SP) e diretor executivo da Dox Desenvolvimento Imobiliário, fez uma palestra na manhã desta terça-feira, 10, sobre parcerias com o setor público na gestão de resíduos de construção. Ele explicou que o sindicato há tempos está atento às questões de impacto ambiental e, desde 2006, vem desenvolvendo o SIGOR, um sistema para a gestão online de resíduos sólidos. Vasconcellos conta ainda que foram várias reuniões com representantes das três esferas de governo, até que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) abraçaram a ideia. Um piloto do projeto foi lançado em Santos em 2013 e a expectativa é que ele seja expandido para os demais municípios do estado em janeiro de 2016.

"Há muita dificuldade em se fazer uma parceria público-privada. Temos uma visão muito pé no chão nesse processo. É muito complexo", explica. Entre as principais dificuldades estão o ciclo de gestão e a desconfiança de que um projeto concebido dentro de uma entidade não favorecerá o coletivo.

NOVIDADES E ATRAÇÕES MOVIMENTAM A EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

A feira e conferência apresentam aos visitantes outras novidades, pesquisas, atrações, palestras e até jogos durante o evento, no Expo Center Norte. Entre as apresentações, destacam-se:

- "Gentilezas urbanas e qualidade de vida nas cidades", com o arquiteto Benedito Abbud, no dia 11;

- "A sustentabilidade no setor de decoração e design", com a jornalista Lívia Pedreira, da Editora Abril, no dia 11;

- Pesquisa sobre empreendimentos sustentáveis no Brasil, que será apresentada por Rafael Lazzarini, no dia 11;

- "Estudo de caso 'Paseo Verde', primeiro LEED for Homes Platinum dos EUA", com Mark Magrann, CEO da MaGrann Associates, no dia 12;

- "Certificação BREEAM", com Martin Townsend, diretor de sustentabilidade do BRE Group, no dia 12.

Também durante o evento, o público é convidado a se divertir com o jogo interativo de tabuleiro Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela Fundação Espaço ECO®. Os participantes são desafiados a recuperar cidades abandonadas de forma sustentável, trabalhando de forma estratégica e dinâmica. Serão realizadas duas rodadas no dia 11, com sete jogadores cada, das 12h às 14h e das 14h30 às 16h30.

Outras atividades simultâneas da feira são a Ilha do Conhecimento, coordenada pela revista GreenBuilding, que expõe maquetes com cases reais e produtos sustentáveis, e as visitas técnicas, que serão realizadas no dia 12 e contam com roteiros que levam os participantes a conhecer empreendimentos sustentáveis de destaque.

Mais informações e programação completa em www.expoarquiteturasustentavel.com.br

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração

Data 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
Horário: Exposição das 11h às 20h | Conferência das 9h às 17h

2PRÓ Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login