GreenGold investe na tecnologia BIM para desenvolvimento dos projetos de instalações prediais

23/11/2015 - GreenGold investe na tecnologia BIM para desenvolvimento dos projetos de instalações prediais
 
Empresa mineira é pioneira na área de projetos de instalações a investir na tecnologia
 
Os investimentos em tecnologia no setor da construção civil estão em ascensão, pois podem trazer grandes inovações e introdução de novas metodologias que auxiliam no desenvolvimento dos projetos da área. Seguindo essa premissa, a GreenGold é a primeira empresa do segmento a investir no Building Information Modeling (BIM), ou no português, Modelagem de Informação da Construção, uma tecnologia que aprimora os projetos de instalações prediais e demais engenharias.
Segundo o diretor comercial da GreenGold, Carlos Damasceno, a vontade de investir no BIM surgiu não somente das solicitações dos parceiros, “a GreenGold entendeu que esse sistema é muito bom para o mercado, é uma nova filosofia de projeto”, conta. Carlos relata que essa tecnologia é um tipo de sistema integrado, que está mudando o cenário da construção civil, pois possibilita que profissionais envolvidos possuam uma maior visibilidade dos empreendimentos que estão elaborando e com isso o nível de problemas na execução da obra diminui.
Dentre os grandes benefícios do BIM, está a possibilidade de elaborar projetos com maior precisão, o que permite que erros durante o percurso quase não existam. Além disso, Carlos Damasceno conta que a maioria dos projetos da construção civil são realizados através da tecnologia 2D, e com esse novo sistema, baseado na utilização da tecnologia de modelagem da Autodesk que é líder neste mercado, o Autodesk Revit, será possível melhorar a qualidade dos projetos. “Com essa tecnologia garantimos que não terá problema e conseguimos fazer o orçamento e execução da obra com 100% de certeza”, afirma.
A plataforma BIM permite simular a construção do empreendimento antes mesmo de construir uma parede sequer, a partir de um centro único de informações onde todos os envolvidos podem ter acesso ao projeto à medida que ele evolui, além de possibilitar o compartilhamento das informações do projeto e tarefas como compatibilização entre disciplinas como Arquitetura, Estrutura, Instalações, etc. Tudo isso é suportado por um banco de dados central e unificado que permite extrair quantitativos, planilhas de itens da construção, detalhamento de itens da construção, entre outros, o que consequentemente minimiza erros de orçamento tornando-os mais precisos e detalhados.
Além disso, há também a possibilidade de se integrar esses pilares de projeto ao planejamento e sequenciamento executivo da obra, permitindo assim realizar medições mais precisas e um planejamento mais adequado de todas as tarefas da construção, a partir de uma simulação que integra projeto tridimensional com tarefas sequenciais de um planejamento de obra.
“A plataforma BIM permite todos os envolvidos com o empreendimento projetar, visualizar, planejar e executar mais precisamente a obra, aumentando o poder de gestão sobre todas as fases da construção e minimizando erros não orçados na fase de obras e operação”, conclui Carlos Damasceno.
 
Interface Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login