EA+ é pioneiro em gerenciamento de obras no Sul do país utilizando o BIM da Autodesk

14/12/2015 - EA+ é pioneiro em gerenciamento de obras no Sul do país utilizando o BIM da Autodesk

A utilização de projetos em 3D no mercado brasileiro de arquitetura e construção está cada dia mais usual. Empresas aplicam esta inovação em todo o processo da obra - desde o início do projeto até a coordenação e construção de um empreendimento – promovendo um método avançado de trabalho colaborativo. Mais que imagens em 3D a aposta dessas empresas é na metodologia BIM (Building Information Modeling) que une hardware, software e profissionais treinados para alinhar todos os detalhes do projeto, viabilizando a tomada de decisões em todas as suas etapas.

Este é o caso do escritório de arquitetura de Florianópolis EA+, fundado pelos arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins. Ambos estudaram no exterior e retornaram ao Brasil com uma visão de como seriam projetos e construções no futuro e entenderam que o uso de BIM em todo o processo fazia parte disso.

De acordo com Darley, há anos o EA+ incorporou a plataforma BIM em todos seus projetos acreditando ser a maneira mais inteligente para se investigar e efetivar a troca de informação multidisciplinar. Resultando em projetos mais coerentes e melhor desenvolvidos.

“A partir do uso de softwares como Autodesk® Revit®, Autodesk® Navisworks®, Autodesk® BIM 360 Glue,  iniciamos um convívio colaborativo com a Autodesk. Com isso migramos da representação da realidade em projetos 2D para uma visão mais assertiva com modelos em 3D”, afirma Darley.

De acordo com o arquiteto essa sofisticação na elaboração do projeto faz com que o profissional vá a fundo no detalhamento e com isso há a exigência de mais transparência na obra.

“A própria tecnologia pode mensurar os ganhos em economia de tempo e dinheiro em cada projeto, pois com isso o erro fica mais explícito e a equipe envolvida pode corrigi-lo antes de impactar a obra”, afirma o profissional. Ele endossa que com isso consegue usar 50% do tempo dedicado a resolver problemas do empreendimento com o intuito de maturá-lo.

Além disso, nota-se que o ecossistema de fornecedores fica mais fiel por conta da multidisciplinaridade que as ferramentas Autodesk proporcionam. “Isso sem falar no cliente, muitos das áreas hospitalar e hoteleiras, que acaba optando por contratar a EA+ por conta do nosso conhecimento em BIM pois sabem que a qualidade do produto final é superior”, conclui Darley.

“Notamos que o mercado de arquitetura e construção local está cada vez mais maduro no que diz respeito à utilização de tecnologia”, afirma Marcio Reis Pinto, head de marketing da Autodesk Brasil. “Com isso não só nossos clientes podem ser beneficiados, mas toda a cadeia da indústria de construção do Brasil”, conclui.

Sobre a Autodesk - A Autodesk ajuda as pessoas a imaginar, projetar e criar um mundo melhor. Todos - de profissionais de design, engenheiros e arquitetos, a artistas digitais, estudantes e amadores - usam as soluções da Autodesk para incentivar a sua criatividade e superar desafios. Para mais informações, visite autodesk.com

inpresspni

Banner
Banner
Banner

Site Login