Tarifas atraentes estimulam migração de cerca de 700 empresas para o mercado livre de energia

22/12/2-15 - Tarifas atraentes estimulam migração de cerca de 700 empresas para o mercado livre de energia
 
Segundo análise da Abraceel, o ambiente de contratação livre representa hoje cerca de 25% do mercado de energia brasileiro e tem potencial para chegar a 48%
 
Brasília, dezembro de 2015 – As facilidades de negociação e as tarifas mais atraentes têm estimulado a transferência de muitos consumidores de energia para o mercado livre. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), entidade que defende a portabilidade na conta de luz,  há atualmente cerca de 700 empresas em processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Para o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, a entrada de muitas empresas no mercado livre de energia também está relacionada ao maior nível de previsibilidade e flexibilidade oferecido ao setor produtivo. “O ambiente de contratação livre, que representa hoje cerca de 25% do mercado de energia brasileiro, tem potencial para chegar a 48%”, diz.
Outro fator de estímulo ao mercado livre é, na visão de Medeiros, a entrada de 30% dos 6 GW da relicitação de 29 usinas hidrelétricas no País. “Há espaço, portanto, para a migração tanto de novos consumidores especiais quanto convencionais”, comenta o excutivo. “Prestes a ser aprovada pela Aneel, a simplificação da regra de medição deve acelerar drasticamente esse processo de migração de novos consumidores ao mercado livre”, conclui.
 
Sobre a Abraceel - Fundada no ano 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) conta com 67 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos negociados no âmbito do mercado livre, que provêm a energia para mais de 1800 consumidores, responsáveis por  60% do PIB Industrial do Brasil.
 
Retoque Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login