Linha de metrô sem condutor mais longa da Europa entra em operação em Barcelona

22/02/2016 - Linha de metrô sem condutor mais longa da Europa entra em operação em Barcelona
 
Tecnologia ferroviária da Siemens aumenta a frequência e disponibilidade
Capacidade de Transporte de 330.000 passageiros diariamente
 
Em Barcelona, a extensão da Linha 9 driverless do metro (sem condutor) entrou em operação. A linha de cerca de 20 km de comprimento conecta a universidade no centro da cidade ao Terminal 1 do aeroporto de El Prat de Llobregat. A Siemens equipou a linha com um sistema de controle de trens automático para operação sem condutor. O sistema sem fio para controle automático de trens fornece dados em tempo real sobre a localização e velocidade do trem, aumentando a frequência (headway) e a capacidade de passageiros.
Em mais de 30 quilômetros de comprimento e com 23 estações, a Linha 9 percorre toda a cidade de Barcelona, tornando-a a linha de metrô sem condutor mais longa na Europa.
Cinco anos atrás, os primeiros onze quilômetros da linha entraram em operação, e agora a continuação da linha para o aeroporto é de mais de 20,7 quilômetros de extensão. Os passageiros podem embarcar e sair dos trens em 15 estações ao longo do percurso. A Siemens forneceu o sistema de proteção automática dos trens Trainguard MT, utilizando a tecnologia CBTC sem fio (controle de trens baseado em comunicações) para atingir funcionamento totalmente automático. Portas de plataforma especiais fornecem segurança adicional: como trens de transporte (shuttle trains) em grandes aeroportos, portas de vidro separam a plataforma do trem. As portas não abrem até que o trem pare na plataforma.
A linha é projetada para acomodar cerca de 330.000 passageiros por dia e oferece uma capacidade máxima de transporte de cerca de 165 milhões de passageiros ao ano.
Atualmente, mais um trecho de 18 quilômetros de extensão da linha está em construção. Uma vez concluída, a linha terá uma extensão total de cerca de 50 quilômetros, dos quais apenas quatro quilômetros estão acima do solo.
Siemens equipou mais de 300 quilômetros de linhas em todo o mundo com os sistemas de sinalização para operação driverless (sem condutor), tornando-se líder de mercado nesse campo. Além da Linha 9 em Barcelona, a Siemens também opera a Linha L em Nova York, a Linha 4 em São Paulo, Brasil, e as Linhas 1, 14 e 4 no metrô de Paris com este sistema.
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives.  A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.
 
S2Publicom

Banner
Banner
Banner

Site Login