Kit bicombustível permite redução de até 32% nos gastos de geradores com combustível em horário de ponta

14/04/2016 - Kit bicombustível permite redução de até 32% nos gastos de geradores com combustível em horário de ponta

Utilização do gás natural, por meio da instalação de kit bicombustível em geradores diesel, permite economia com combustível, redução da emissão de poluentes e ganhos operacionais, de armazenamento e transporte de combustível

O uso do gás natural em motogeradores vem aumentando em São Paulo. Um sinal disso é o crescimento na venda da solução dos kits bicombustíveis (ou bifuel) no ano de 2015. A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) - distribuidora que atua em São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Região Administrativa de Campinas - registrou 37 kits vendidos em 2015, ante três no ano de 2014.
O kit permite que motores originalmente a diesel trabalhem simultaneamente com o gás natural, viabilizando uma redução de até 32% nos gastos com o combustível.
A solução vem sendo adotada em empreendimentos como fábricas, edifícios comerciais, shoppings e hospitais, entre outros, que utilizam os geradores diesel no chamado horário de ponta, geralmente por três horas (de 17h30 às 20h30, por exemplo), quando a tarifa de energia elétrica pode custar de duas a até três vezes mais do que no demais horários. Os equipamentos também são utilizados nos momentos de queda de fornecimento de energia pela concessionária.
"A geração em horário de ponta é uma forma eficaz de reduzir custos. E os kits bicombustíveis permitem aumentar ainda mais essa economia, além dos ganhos operacionais e ambientais", afirma Ricardo Michelin, gerente de Novas Aplicações da Comgás.
"O gás natural pode substituir até 70% do diesel utilizado pelos motogeradores. A economia gerada pode superar 30% nos gastos com combustível. Mas o melhor é a redução de mais de 90% na emissão de material particulado em relação ao diesel, principal causador de doenças respiratórias. Outro ganho é operacional, reduzindo a frequência de reabastecimento de diesel nos tanques", explica Michelin.
 
Comgás no ConstruBR
A solução dos kits bicombustíveis será apresentada em palestra do gerente da Comgás na programação da 2ª edição do ConstruBR. A Comgás é uma das patrocinadoras do evento, que ocorre paralelamente à feira Feicon Batimat. O tema dos debates desta edição é "Produtividade e competitividade na Indústria da Construção".
"O gás natural tem potencial para gerar valor para empreendimentos comerciais e residenciais, desde a sua utilização mais simples, como em um fogão residencial, até uma cogeração em um shopping ou prédios corporativos, tornando o empreendimento autossuficiente em geração de energia elétrica e climatização de ambientes", afirma Michelin, um dos palestrantes do evento.
"Neste contexto, o ConstruBR é um espaço fundamental para apresentar a Comgás como o próximo passo para este segmento, divulgando a gama de soluções e vantagens do gás natural para quem decide e influencia o setor", completa o gerente de Novas Aplicações da Comgás.

Comgás e a construção
A Comgás tem longa parceria com o mercado da construção civil - de projetistas e construtores a arquitetos e decoradores, com o objetivo de inserir o gás natural da maneira mais eficiente e ampla possível nos empreendimentos, gerando valor para o construtor, morador e sociedade em geral.
Desde o ano de 2005, 90% dos lançamentos imobiliários da cidade de São Paulo já vêm com gás natural e 85% dos empreendimentos residenciais contam com a solução de aquecimento de água para banho a gás natural.
Em 2014, a Comgás deu início à oferta de aquecimento para os canteiros de obra. São mais de 20 clientes atendidos nessa modalidade, inclusive para as obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo.
Em novos prédios comerciais e corporativos, a Comgás oferece a solução de geração 100% a gás natural para o horário de ponta ou cogeração, combinado com Chiller e o ar condicionado GHP.
Nos empreendimentos residenciais, uma nova solução são as secadoras a gás natural nas lavanderias coletivas em condomínios com apartamentos da categoria estúdio. Em alguns prédios residenciais, a Comgás desenvolveu soluções de geradores de emergência a gás natural no lugar de diesel.

Sobre a Comgás - A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.
Com fornecimento ininterrupto e assistência especializada 24h, a Comgás atende mais de 1,5 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. São 1.100 clientes industriais, 14.879 comerciais e 1.557.411 residenciais. A Companhia possui cerca de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 80 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Loures Consultoria

Banner
Banner
Banner

Site Login