Lançamento de livro sobre engenharia estrutural ressalta importância do tema para a segurança das pessoas e das edificações

25/04/2016 - Lançamento de livro sobre engenharia estrutural ressalta importância do tema para a segurança das pessoas e das edificações
 
Segundo profissionais especializados, acidentes poderiam ser evitados se os empreendimentos contassem com projetos estruturais
 
Quem não se lembra do temor de desabamento de um prédio residencial, no bairro Anchieta, bairro nobre da região Centro-Sul? Esse episódio mostra como a engenharia estrutural é fundamental para a segurança de pessoas e das obras do setor da construção civil e pesada, seja em pequenos ou grandes empreendimentos.
Conforme o diretor regional de Belo Horizonte da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE-MG), Leonardo Braga Passos, o edifício, que havia sério risco de desabar, teve sua estrutura totalmente recuperada após uma intervenção de engenharia estrutural realizada por profissionais associados à ABECE.
A Cidade Administrativa de Minas Gerais, a Ponte Rio-Niterói, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, e a Usina Nuclear de Angra dos Reis são exemplos de projetos que não seriam viáveis sem a contribuição da engenharia estrutural.
O dirigente da ABECE informa que outra importante função da engenharia estrutural é avaliar a segurança de edificações em solos instáveis. Em Belo Horizonte, juntamente com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (IBAPE-MG) e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos de Minas Gerais (ABMS-MG), os profissionais da área mantêm uma parceria para auxiliar a Defesa Civil em locais com possibilidade de deslizamentos, sobretudo nos períodos chuvosos.
“Nos reunimos para analisar o possível risco que a população que mora próxima à Rua Sustenido, no Morro do Cafezal, está correndo. Esta área foi ocupada ilegalmente por algumas famílias e ela é considerada de alto risco, devido ao fato de ser um antigo aterro de lixo e servir como depósito de entulhos de materiais de construção”, afirma Passos. O aterro chega a ter alturas na ordem de 14 metros e foi realizado ao longo de vários anos sem nenhum controle. “A nossa preocupação é que diversas famílias construíram suas residências sobre este aterro e também na sua base. Por ser um aterro sem controle, esta área já apresenta sinais de instabilidade, podendo levar a um grande acidente com diversas vítimas fatais”, completa.
O dirigente da ABECE informa que a entidade mantém um plantão de profissionais de engenharia de estrutura que fica à disposição para auxiliar voluntariamente a Defesa Civil, na tomada de decisão.
 
Ausência de projetos estruturais – De acordo com ele, um dos grandes desafios do setor da construção, e que ocorre em todo o país, é a falta de projetos de estrutura nas obras, o que compromete a segurança das edificações, podendo causar sérias consequências. “A nossa preocupação, em primeiro lugar, são as pessoas e, em seguida, com as estruturas. O nosso maior receio é que as consequências da falta de projetos de estrutura são muito graves”, destaca.
Segundo Passos, a formação do profissional de engenharia estrutural se inicia ainda na faculdade. “O estudante de engenharia civil interessado na área deve fazer estágio em escritórios de projetos estruturais e ter bom desempenho em matérias como mecânica dos sólidos, resistência dos materiais e cálculos. Além disso, é preciso se manter atualizado em relação a avanços tecnológicos, metodologias construtivas e a evolução e atualizações de normas técnicas. É muito importante também ter conhecimento de execução de obra e gerenciamento de projetos e, principalmente, saber ouvir as opiniões dos demais integrantes da cadeia construtiva, como arquitetos, engenheiros de instalações, obra, impermeabilização, entre outros”, afirmou.
Conforme o diretor da ABECE, a estimativa é que entre 7 mil e 8 mil profissionais atuem no país com engenharia estrutural. “Hoje, com o avanço da tecnologia, há muitos softwares para auxiliarem o trabalho da engenharia estrutural. No entanto, essas são apenas ferramentas que devem ser utilizadas por um profissional capacitado e especializado, que tenha experiência técnica, pois é ele que vai encontrar a melhor solução para a estrutura do empreendimento”, ressaltou.
O gerente geral de Vendas da ArcelorMittal Brasil Aços Longos, Homero Storino, ressalta sobre a importância da engenharia de estruturas para proporcionar mais segurança e perenidade às construções. “Para que um empreendimento seja seguro é necessário a soma de três fatores: materiais com procedência e de qualidade, projetos bem desenvolvidos, entre eles o de engenharia estrutural, e profissionais experientes e especializados na sua área de atuação. A soma dessas condições é fundamental para o sucesso e para a perenidade de um projeto de engenharia”, disse.
Exemplos de obras que utilizaram a engenharia estrutural na concepção e execução de seus projetos podem ser vistos no livro Engenharia Estrutural – Portfólio, que será lançado no dia 26 de abril, em Belo Horizonte, e conta com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Atex Brasil e Belgo Bekaert Arames.
 
Agenda: Lançamento do Livro Engenharia Estrutural – Portfólio
Data: 26 de abril, terça-feira
Horário: 19h30
Local: San Francisco Flat Hotel
Endereço: Av. Álvares Cabral, 967 – Lourdes – Belo Horizonte
 
Sobre a ArcelorMittal Brasil - A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Faz parte do grupo ArcelorMittal, líder de aço e de mineração do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Em 2015, o grupo ArcelorMittal teve uma receita de US$ 63,6 bilhões e produção de aço bruto de 92,5 milhões de toneladas, enquanto a produção própria de minério de ferro atingiu 62,8 milhões de toneladas.Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. Por meio de nossos valores fundamentais de sustentabilidade, qualidade e liderança, operamos com responsabilidade em relação à saúde, à segurança e o bem-estar de nossos funcionários, fornecedores e comunidades onde atuamos. Para nós, o aço é o tecido da vida, uma vez que está no coração do mundo moderno. Estamos continuamente pesquisando e produzindo tecnologias e soluções que fazem muitos dos produtos e componentes que as pessoas usam em seu cotidiano para serem ainda mais eficientes. Além da fabricação e transformação do aço, a ArcelorMittal está presente no Brasil em frentes tão diversas como mineração, distribuição, geração de energia para uso próprio, produção de biorredutor sólido renovável (carvão vegetal), serviços, tecnologia da informação e responsabilidade social. Mais informações em http://www.arcelormittal.com.br/
 
InPress Porter Novelli

Banner
Banner
Banner

Site Login