Schneider Electric oferece soluções completas para empresas de saneamento

27/09/2016 - Schneider Electric oferece soluções completas para empresas de saneamento
 
Companhia levanta os principais desafios do setor e indica tecnologias eficientes que colaboram com todo o processo
 
As empresas de saneamento enfrentam grandes desafios por conta da escassez de recursos hídricos causada pelas mudanças climáticas e pela grande concentração populacional em locais cada vez mais distantes desses recursos. Esse cenário é uma realidade em muitas cidades do mundo. Por isso é preciso desenvolver várias soluções para enfrentar esse tipo de problema.
Na Austrália, por exemplo, foram feitos grandes investimentos em gestão do recurso hídrico, aplicação de estações de dessalinização da água do mar e na educação da população para o uso consciente. No Japão, há um grande incentivo para o reúso da água e para a redução das perdas. Os Estados Unidos apostaram na preservação dos recursos naturais e também na aplicação do reúso. Enquanto Israel se tornou um país de vanguarda da gestão de água com destaque em dessalinização, gestão de perdas e técnicas de irrigação.
No Brasil a população vivenciou, em 2014, o agravamento da crise hídrica. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os mais afetados, mas outras grandes regiões metropolitanas também foram atingidas. Com base nesses cenários, a Schneider Electric, especialista em gestão de energia e automação, elencou as principais soluções para ajudar as empresas de saneamento a driblar esses desafios com eficiência. A companhia dá dicas de tecnologias testadas e validadas que podem ser empregadas nas empresas de saneamento públicas e privadas, considerando aplicações domésticas e/ou industriais. Para identificar a solução mais adequada às necessidades do cliente, é preciso fazer um diagnóstico, que aponte as necessidades atuais e futuras para que os recursos sejam oferecidos de forma cada vez mais sustentável e planejar a demanda.
 
Gestão – a integração entre diferentes tipos de softwares permite a construção de plataformas que otimizam a gestão da operação das empresas e simplificam a tomada de decisões com inteligência e baseada em dados históricos. A Schneider oferece softwares que atuam numa camada entre o ERP das empresas e os softwares tipo Scada. A plataforma WMS (Water Managment Suit) foidesenvolvida pela companhia para atender essas necessidades. O software Aquis é um recurso que foca no controle de pressão das redes de distribuição. Ele pode complementar o controle operacional dos sistemas de produção de água potável e garantir a distribuição de forma eficiente do ponto de vista hídrico e energético.
 
Escassez de recursos financeiros – a energia elétrica é um dos maiores custos da operação das empresas de saneamento. Com base em sua expertise em eficiência energética, a Schneider desenvolveu uma ampla linha de serviços que inclui a modernização e a ampliação de base instalada, além de equipamentos que promovem o consumo consciente e programado, como inversores de frequência e softstarters. A companhia também presta consultoria para as empresas de saneamento na compra de energia mais barata e desenvolvimento de estudos para projetos de contrato de risco.
 
Alto índice de perdas – o software WMS apoia o cálculo ativo de perdas por setores e no balanço de massa dentro dos padrões da IWA (International Water Association). A Schneider também oferece macro medidores e uma ampla linha de instrumentação e telemetria que, associados ao software, apresenta uma solução completa.
 
Manutenção deficiente – gestão de ativos e ronda por meio de softwares de manutenção são fundamentais para a redução dos custos e o aumento da eficiência das equipes envolvidas. A Schneider conta com soluções para todo o processo, além de uma ampla linha de serviços de retrofitting nas subestações de média e de baixa tensão.
 
Tecnologia – é essencial o investimento na automação de todo o ciclo, passando pela captação, estações de tratamento de água, elevatórias, boosters, reservatórios, VRP´s, distribuição de água, elevatórias de esgoto e estações de tratamento. Para esse ciclo, a Schneider destaca o inversor de frequência Altivar Process, um recurso desenvolvido para aplicações em saneamento que possui um servidor e medidor de energia incorporado, além de diversas funções para promover a redução do consumo de energia e benefícios para operação e manutenção. A companhia ainda conta com uma linha de instrumentação, PLC´s, Interfaces homem-máquina e diversos sistemas supervisórios.
 
Sobre a Schneider Electric - A Schneider Electric é especialista global em gestão de energia e automação. Com receita de 26,6 bilhões de euros em 2015, equivalente a mais de R$ 115 bilhões, nossos 160 mil funcionários atendem clientes em mais de 100 países, ajudando-os na gestão e processos de energia, a fim de que seja segura, confiável, eficiente e sustentável. Desde interruptores até sistemas operacionais complexos, a Schneider Electric tem tecnologia, software e serviços que melhoram a forma como os nossos clientes gerenciam e automatizam suas operações. Nossas tecnologias remodelarão indústrias, transformarão cidades e enriquecerão vidas.
 
DIX – Conteúdo e Relacionamento

Banner
Banner
Banner

Site Login