Doze aspectos para refletir com tecnologia da informação

04/07/2017 - Doze aspectos para refletir com tecnologia da informação
 
Muitos aspectos devem ser considerados nesta área que não é mais um diferencial; mas, sim, uma obrigatoriedade nas empresas
 
No mundo moderno corporativo é absolutamente notório como a tecnologia da informação passou a fazer parte de praticamente todos os negócios e atividades, e envolve a imensa maioria das pessoas que atuam nas empresas em praticamente todo o dia de trabalho. Se antes era um fator de diferencial, de aumento de competitividade e produtividade, hoje ela faz parte do DNA de qualquer companhia e se tornou um fator de sobrevivência para as mesmas.
 
Vamos falar de alguns aspectos e momentos de vital importância na escolha dos produtos de tecnologia da informação, que cubram as necessidades técnicas e também da escolha do parceiro ou empresas que lhe darão o devido suporte e apoio tecnológico para alcançar seus objetivos ao longo do tempo.
Num contexto atual, onde muitos produtos se equivalem, esses aspectos estão entre os principais diferenciais. Para facilitar a leitura, enumeramos 12 aspectos que precisam de uma reflexão quando o assunto é escolher as soluções técnicas e as empresas que serão as ideais em lhe ofertar os melhores serviços e produtos:
 
1. Planeje. Antes de tudo, tenha claramente definidos os objetivos técnicos e funcionais que sua empresa e equipe precisam. Mesmo que existam concorrentes e opções, não se prenda apenas pelo melhor preço ou facilidades apresentadas na venda. Nada é tão simples ou barato que não mereça um profundo e detalhado estudo sobre o que realmente lhe oferecer. Errar na escolha no princípio pode retardar o seu crescimento ou mesmo fazer com que retroceda.
 
2. Selecione. Nem só de produto vive a tecnologia da informação. Dependendo da área de atuação, selecione um produto ou parceiro de consultoria que disponibilize pessoas que tragam conhecimento a sua empresa e equipe.
 
3. Crie um projeto. Em um projeto de implantação de software, considere como aspectos fundamentais o planejamento dele; afinal de contas, cada empresa é única e cada escolha requer pessoas, processos, tecnologia, atividades e envolve pessoas diferentes e objetivos distintos. O êxito do projeto aumentará à medida que exista um tripé bem-alinhado (fornecedor, produto e equipe interna).
 
4. Pense alto. Trocar seis por meia dúzia não é a solução. Trate sua empresa da melhor forma possível. Mesmo com limitações orçamentárias você pode buscar pelas melhores tecnologias, empresas e pessoas que farão com que seu negócio prospere e lhe traga novas práticas, técnicas e soluções.

5. Inove. A tecnologia deve buscar melhorar o ambiente do trabalho, gerar produtividade e soluções. Aproveite o momento para rever seus processos, incrementar conhecimento e criar seus diferenciais.

6. Relacione-se. Busque por fornecedores que estejam dispostos a lhe desafiar a crescer, a fazer negócios e estar com você nas novas oportunidades. Ele deve ser capaz de lhe ouvir e estar aberto a lhe entregar as melhores soluções dentro do custo e do tempo, que seja factível e oportuno para você e para ele.

7. Busque flexibilidade. Num contexto em que as tecnologias e as demandas mudam constantemente, é muito importante que sejam buscados tecnologias flexíveis e parceiros técnicos que não lhe limitam em restrições técnicas, e por arquiteturas mais abertas quanto possível.

8. Exija segurança. No cenário técnico de alto risco, grande volume de armazenamento dados e em que a informação vale ouro, não corra riscos e opte por soluções técnicas que garantam a integridade e a qualidade das informações de seus sistemas, de seus clientes e da sua empresa.

9. Pense na continuidade. Ninguém muda de sistemas ou de soluções técnicas para perder dinheiro. Tenha o foco necessário, reúnas as pessoas competentes e necessárias, e busque a continuidade do seu projeto. Novamente o tripé fornecedor, solução e equipe interna fará a diferença no êxito de seu projeto.

10. Pense no ganha-ganha. A boa relação de produto e fornecedor é aquela em que todos ganham. Buscar apenas por vantagens e por condições leoninas não fará da relação algo próspero, mesmo que pareça. Quando todos ganham, as possibilidades aumentam e os interesses em novas oportunidades são potencializados.

11. Estude e capacite seu time. Aquilo que parece o óbvio pode ser o erro de muitas empresas e equipes. Não hesite em treinar as pessoas da sua equipe, estude profundamente as informações de seu negócio e detalhes das ferramentas técnicas que estão à sua disposição.

12. Trabalhe forte. Muitos projetos naufragam porque as empresas adquirem soluções técnicas, ótimas ou nem tanto, e esperam com que a mesma revolucione sua empresa. Isso jamais vai acontecer se não houver um trabalho duro e árduo em que se revisem os processos, estudem profundamente para se capacitar e organizem as atividades para que os resultados aconteçam.

Enfim, diante de tantos outras variáveis importantes, quando se fala em tecnologia da informação esperamos que o empresário possa refletir sobre os potenciais da área. Não fique parado, bom proveito e sucesso. Tecnologia bem usada é resultado certo!
 
Artigo de Wagner Xavier, diretor da Oficina1Divulgação

estilopress

Banner
Banner
Banner

Site Login