Inscrições para prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica terminam dia 29 de setembro

12/09/2017 - Inscrições para prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica terminam dia 29 de setembro
 
Promovido pela Abraceel, o exame terá certificados reconhecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
 
Brasília  – A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia informa que as inscrições para a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica, bem como a de revalidação dos certificados emitidos em 2013, terminam no dia 29 de setembro de 2017. Uma última oportunidade para aqueles profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial competitivo de carreira.
 
A certificação é promovida pela Abraceel, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Desde 2011, 63 profissionais já obtiveram o Certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica.
 
A prova deste ano será realizada no dia 21 de outubro, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, Nº 158, Butantã, São Paulo - SP). O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado. Em 2017 será realizado o exame de revalidação do certificado dos candidatos habilitados no 3º Processo de Certificação, ocorrido em 2013.
 
O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. Em 2016, a Câmara de Comercialização passou a ter um papel mais ativo na iniciativa, com a assinatura dos certificados emitidos.
 
O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, pode ser obtido eletronicamente no site da Abraceel (http://certificacao.abraceel.com.br/home.htm).
6ª Prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica e Prova de Revalidação de Certificados de 2013
Inscrições: de 1º de agosto a 29 de setembro, no site da Abraceel http://certificacao.abraceel.com.br/home.htm
Investimento: R$ 1.000,00.
Prova: 21 de outubro, no prédio da Engenharia Elétrica da USP, em São Paulo (SP)
 
Sobre a Abraceel - Fundada em 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende a portabilidade da conta de luz para todos e conta com 84 empresas participantes. Essas empresas são responsáveis por 93,8% do volume de energia negociado pelas comercializadoras. O mercado livre atualmente atende cerca de 5 mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do País e são responsáveis por aproximadamente 65% do PIB industrial brasileiro.
Sobre a CCEE - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Banner
Banner
Banner

Site Login