Nova tecnologia reduz em 25% tempo de manutenção de caldeiras termelétricas

14/09/2017 - Nova tecnologia reduz em 25% tempo de manutenção de caldeiras termelétricas
 
Projeto criado pela Manserv contempla todas as práticas que devem ser aplicadas nos reparos de aquecedor de caldeira aquatubular. Primeira aplicação do novo manual de manutenção foi em uma das unidades do complexo termelétrico Jorge Lacerda (SC).
 
A Manserv, uma das maiores empresas do país especializada em serviços de manutenção industrial, desenvolveu uma nova metodologia para manutenção de aquecedor de caldeira aquatubular – equipamento essencial para o sistema de abastecimento da caldeira e que influencia no rendimento e na produção de vapor.  O novo projeto de manutenção de caldeiras foi aplicado em uma das sete unidades geradoras no complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina.
 
Mesmo sendo fundamental para o abastecimento da caldeira, o restauro dos tubos do aquecedor de alta pressão da caldeira de uma das unidades do complexo termelétrico Jorge Lacerda, construída na década de 50, jamais havia sido feito. A dificuldade então foi identificar a sequência de manutenção a ser seguida para o reparo dos tubos do equipamento que tem mais de 60 anos.
 
A partir de uma análise sistemática de mais de 80 horas de trabalhos contínuos, a equipe de especialistas da Manserv documentou cada fase do processo de reparo que estava sendo realizado e, a partir daí, desenvolveu um manual que contempla todas as práticas que devem ser aplicadas em futuros procedimentos de reparos do sistema. Com este manual criado pela Manserv, é possível reduzir em 25% o tempo de manutenção de outros aquecedores de caldeira aquatubular.
 
“Graças a esta inovação no método de manutenção, as termoelétricas terão um ganho de produtividade com a redução no tempo de manutenção dos equipamentos”, diz o presidente da unidade de negócio Industrial, Roberto Busato Belger. “Executar o processo de manutenção desses equipamentos no menor tempo possível, significa economia de custos e otimização na geração de energia”, complementa.
 
Para muitas empresas no Brasil, a utilização de usinas termelétricas privadas é a única maneira de manter a sua operação em pleno funcionamento. Responsável por 18% do total da produção elétrica nacional em 2016, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse processo depende da capacidade total da caldeira e dos seus elementos de abastecimento, já que o equipamento não pode ser substituído e a sua manutenção pode levar dias, impossibilitando toda a operação da planta.
 
Sobre a Manserv - Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com 25 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, possui mais de 300 contratos com empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com escritórios na América Latina.
Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CDs (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.
Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Camaçari e Imperatriz, integrados por uma gestão moderna e colaborativa.

Banner
Banner
Banner

Site Login