Itaim Iluminação elege soluções Siemens PLM para conquistar mercado brasileiro

22/09/2017 - Itaim Iluminação elege soluções Siemens PLM para conquistar mercado brasileiro
 
Com a adoção das soluções Teamcenter e Solid Edge, a produtividade aumentou em 50%. Companhia expandiu venda e ampliou diferencial de mercado; Ganho de qualidade em projetos devido à possibilidade do cadastro dos produtos em um banco de dados unificado compartilhado com todas as áreas da empresa; Solução PCM proporcionou o aprimoramento da tomada de decisões bem como o aumento da eficiência do setor produtivo.
 
A Itaim Iluminação, uma das principais empresas deste segmento no mercado nacional, tem conquistado ainda mais notoriedade no país, após parceria com Siemens PLM, líder no fornecimento global de software e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM). Com a adoção das soluções Teamcenter, conjunto de aplicativos que ajuda no gerenciamento de projetos, e Solid Edge, responsável por design 3D de produtos, a empresa obteve aumento de produtividade em 50% e também ganho de qualidade em diversos trabalhos. Além disso, recentemente, a companhia investiu em um projeto de gerenciamento de custo de produto (PCM), que melhorou a eficiência do setor produtivo.
 
Devido à grande ampliação de sua capacidade de produção, a Itaim possui hoje plantas que dependem do PLM justamente como ferramenta para um eficaz gerenciamento dos arquivos de engenharia. A solução Teamcenter da Siemens PLM, implementada na companhia em meados de 2011 é considerada a mais robusta do mercado. Depois disso, foi a vez de iniciarem um projeto com o Solid Edge visando atender a necessidade de desenvolver novos produtos em 3D com a parametrização de todos os componentes.
 
"A ferramenta é bem intuitiva e com um nível alto de detalhamento, o que permite a criação de peças com bastante rapidez". Afirma Myrtna Kumov, gerente de marketing de Solid Edge na Siemens PLM, que destaca também a facilidade de manuseio da ferramenta sem a necessidade de cursos para se familiarizar ao software.
 
Conhecida há mais de 50 anos no mercado brasileiro por soluções diferenciadas e de qualidade, a Itaim Iluminação, vem apostando na última década no segmento de lâmpadas LED, que hoje abrangem 80% de todas as vendas da empresa. Antes da aquisição de soluções Siemens PLM, a companhia enfrentava algumas dificuldades que precisavam de reparo urgente. Uma delas era o retrabalho, pois existem cerca de três mil peças diferentes e havia dificuldades em localizar projetos antigos, já que eram utilizados programas que não conversavam entre si. "A área de comércio exterior trabalhava com Excel, o setor de compras trabalhava com ERP e o setor de custos tinha um sistema ineficaz. Nenhuma delas eram integradas, então as informações muitas vezes não coincidiam", explica Victor Pires, especialista em custos da Itaim Iluminação.
Resultados
Com a adoção das soluções Siemens PLM, além do aumento da produtividade em 50%, a qualidade dos projetos da Itaim Iluminação também foi aprimorada e, hoje, cada família de produtos da companhia possui um desenho único em que cada alteração feita é compartilhada com todas as peças que compõem a base de dados da empresa. "O mercado de iluminação exige melhorias constantes nos desenhos e a tecnologia Siemens permite ao projetista investir mais do seu tempo focado na criação de novos projetos. Para se ter uma ideia, há 10 anos a empresa tinha menos demanda e cerca de 20 projetistas. Atualmente temos muito mais projetos e somente cinco projetistas conseguem gerenciar", explica Thiago Navas, supervisor de Engenharia da Itaim Iluminação.
A vez do gerenciamento de custo do produto (PCM)
Ao conferir a excelência na utilização dos dois softwares, a companhia investiu em outro projeto com a Siemens PLM, o gerenciamento de custo do produto (PCM). Em seu modelo antigo de trabalho, a precificação dos produtos da Itaim Iluminação era falha, pois o valor de custos era calculado com base em listas de matérias e um fator multiplicador para a manufatura com baixa precisão, o que elevava demais o preço e ocasionava em perda de clientes. "Precisávamos de um sistema capaz de quantificar quanto cada processo de manufatura carrega no custo de cada produto. Com o PCM, isso é detalhado de tal forma que nos auxilia na tomada de decisões", ressalta Pires.
 
A solução possibilitou enxergar melhor os custos de todo o processo e saber exatamente onde se gasta mais e menos. Assim, a Itaim ganhou mais transparência e identificou melhor as possibilidades para reduzir o custo de determinado produto. Outra vantagem é que as soluções estão integradas em um banco único de dados. "É uma ferramenta perfeita para fazermos diversas analises importantes para o negócio", destaca Pires.
 
Sobre a Siemens PLM Software - A Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é líder no fornecimento global de software e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de software de gerenciamento de operações de manufatura (MOM), sistemas e serviços com mais de 15 milhões de licenças e mais de 140 mil clientes em todo o mundo. Sediada em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com seus clientes para fornecer soluções de software para indústria que os ajudam em todos os lugares a alcançar uma vantagem competitiva sustentável, tornando reais as inovações que importam. Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite: www.siemens.com/plm

Banner
Banner
Banner

Site Login