ABIMAQ promove desafio de inovação às suas associadas

ABIMAQ promove desafio de inovação às suas associadas

Iniciativa conta com apoio da EMBRAPII, que deve financiar parte dos projetos com recursos não reembolsáveis.

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) vai abrir uma chamada para que empresas apresentem as demandas e os desafios tecnológicos que precisam ser superados para fortalecer a competitividade do setor. A estratégia conta com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e visa identificar possíveis projetos de PD&I que resultem em novos produtos e processos industriais, além de reunir empresas com interesses comuns para se unirem em projetos cooperativos. A abertura oficial do desafio ocorrerá durante o Webinar “Chamada Abimaq para Projetos Cooperativos com a EMBRAPII”, que acontece no dia 5 de agosto, às 10 horas. Se inscreva no link: http://www.abimaq.org.br/COMUNICACOES/2020/PROJETOS/WEBINARS/Embrapii/200722_emm_embrapii.html

No encontro virtual, serão apresentados os mecanismos de incentivo à PD&I da EMBRAPII e detalhadas as vantagens em realizar projetos cooperativos em âmbito pré-competitivo (divisão de esforços, conhecimento, custos e riscos). A EMBRAPII pode financiar até metade do valor de projetos cooperativos com recursos não reembolsáveis e conta com uma rede com 57 centros de pesquisas credenciados (Unidades EMBRAPII), com profissionais qualificados e equipamento de ponta para atender a demanda da indústria por inovação.

Também participam do encontro virtual, a empresas FCA Fiat e a startup Horus, que vão detalhar a experiência em realizar projetos cooperativos e parceria com a EMBRAPII.

Conheça os projetos:

A Fiat Chrysler Automobiles se reuniu com outras entidades empresariais e fornecedores da indústria automobilística (CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, Novelis, Aethra e 6PRO Virtual and Practical Process) para o desenvolvimento de ligas de alumínio inovadoras, que propiciem redução de peso e maior resistência. A inovação, feita em parceria com a Unidade EMBRAPII ISI Ligas Especiais, dará maior segurança veicular e economia de combustível. Ligas de menor peso e baixa densidade, como o alumínio, contribui para a redução de emissões de CO2 e o desempenho energético dos automóveis.

A startup Horus firmou parceria com a BASF e a Unidade EMBRAPII Certi para desenvolver um software para drone de monitoramento agrícola que detecta os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de soja. Em geral, o processo convencional no combate a ervas daninhas é baseado na verificação periódica do plantio e algumas medidas acabam sendo adotadas tardiamente. O software agilizará o processo, permitindo um monitoramento preventivo e de maior abrangência, além de evitar o uso de herbicidas nas áreas saudáveis.

Banner
Banner
Banner

Site Login