Liberando o potencial da Siemens Gamesa: líder em energia eólica revela o caminho para o crescimento lucrativo de longo prazo no Dia do Mercado de Capitais

Andreas Nauen CEO of Siemens GamesaLiberando o potencial da Siemens Gamesa: líder em energia eólica revela o caminho para o crescimento lucrativo de longo prazo no Dia do Mercado de Capitais

 

• Confirma as perspectivas globais positivas para a geração de energia eólica renovável

• Turnaround em Onshore e captura de crescimento em Offshore e Serviços para impulsionar a criação de valor futuro

• SGRE define o objetivo de crescer mais rápido do que o mercado e entregar uma margem de EBIT de 8-10% antes de PPA e custos de I&R para FY23

• Reitera o compromisso com a sustentabilidade

A Siemens Gamesa Renewable Energy delineou hoje seu caminho para um crescimento lucrativo sustentável de longo prazo em seu Dia do Mercado de Capitais virtual. SGRE disse que uma estratégia corporativa renovada liberaria todo o potencial da empresa, capturando oportunidades de crescimento em seus lucrativos negócios offshore e de serviços e impulsionando uma reviravolta em onshore. A estratégia prioriza rentabilidade sobre volume, geração de caixa, além de eficiência e produtividade em todas as operações.

“A demanda pública e governamental por soluções de energia limpa para a crise climática conduzirá o investimento contínuo na geração de eletricidade renovável e estamos bem posicionados para agregar valor aos acionistas e à sociedade, desempenhando um papel pleno nesse processo”, disse Andreas Nauen, CEO da Siemens Gamesa. “Tem sido um período difícil para a indústria e a empresa, mas estou confiante de que temos todos os componentes certos no lugar. Nosso pessoal, tecnologia, escala e pegada global são bases sólidas para construir um líder de longo prazo no setor”.

Enquanto as margens dos fabricantes de turbinas eólicas foram corroídas por fatores externos - como a introdução de leilões, tensões comerciais globais e a interrupção causada pela COVID-19 - a perspectiva de longo prazo para a energia eólica é muito favorável. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as energias renováveis ​​responderão por mais de 50% do mix de capacidade global em 2040 e a energia eólica deve atrair os maiores investimentos nesse período, segundo o BNEF. Espera-se um forte crescimento, em particular nos mercados Offshore e de Serviços na próxima década, enquanto a demanda em Onshore permanecerá sólida. Além disso, espera-se que as perspectivas sejam impulsionadas pelo surgimento de tecnologias de hidrogênio verde, nas quais a SGRE espera que o vento desempenhe um papel fundamental.

"Temos uma posição competitiva forte e lucrativa nos mercados crescente de Offshore (# 1) e de Serviços (# 2), e há um potencial muito significativo em nosso negócio Onshore que iremos realizar por meio do processo de recuperação em andamento", disse Nauen. Uma nova equipe de gestão foi nomeada para liderar a recuperação. Além disso, por meio de nosso novo acionista principal, a Siemens Energy, faremos parte de uma usina de energia e esperamos ser capazes de nos beneficiar de um forte potencial de sinergia”.

Com o objetivo de alcançar o sucesso a longo prazo, a empresa apresentou o programa de aceleração LEAP que lançou, que se baseia em três pilares:

• Inovação: tanto em termos de portfólio de produtos quanto de oferta de negócios,

• Produtividade: por meio da otimização de custos e gestão estrita de caixa,

• Excelência operacional: na qualidade na execução de projetos e na saúde e segurança de nossas operações.

Digitalização e sustentabilidade estão no centro do programa LEAP, como facilitadores e fatores diferenciadores.

Objetivos financeiros

Esta estratégia corporativa inclui objetivos financeiros que buscam o crescimento lucrativo, priorizando a lucratividade sobre o volume e com foco no fluxo de caixa contínuo e eficiência de capital, entre outros:

• EBIT margem pré-PPA e custos I&R na faixa de 8% -10%

• Crescer mais rápido que o mercado

• Taxa de conversão de caixa [1] maior que 1 menos o crescimento

• Dívida financeira líquida / EBITDA <1,0x e manter a classificação de grau de investimento

• Distribuir pelo menos 25% do lucro líquido em dividendos

 A SGRE espera alcançar esses objetivos como quadro financeiro até 2023.

Para o ano fiscal de 2021, um ano de transição, esperamos receitas de € 10,2-11,2 bilhões e margem de EBIT pré-ppa e custos I&R na faixa de 3-5%.

Unidades de negócios

WTG - As previsões da indústria onshore preveem uma demanda estável de longo prazo, com alto nível estimado de instalações anuais de 55 GW até 2025 crescendo para mais de 65 GW em 2030. A Siemens Gamesa definiu um roteiro claro para retornar o negócio à lucratividade sustentável, alavancado em programa LEAP e com foco na priorização da rentabilidade sobre o volume, além da redução do perfil de risco do modelo de negócios. Para conduzir essa reviravolta necessária, a empresa também se concentrará na entrega de tecnologia competitiva líder, incluindo a plataforma 5X, reduzindo a complexidade de sua cadeia de suprimentos e redimensionando a estrutura. Algumas das medidas já estão em curso, como a realização das primeiras encomendas da nova plataforma de produtos, o início de medidas de reestruturação na Índia e a adaptação da pegada de produção à procura na EMEA. O mercado onshore, com fundamentos sólidos, continua sendo o núcleo da Siemens Gamesa e a empresa está comprometida em oferecer rentabilidade sustentável nos negócios.

Espera-se que o segmento WTG - Offshore alcance um forte crescimento nos atuais mercados europeus, mas também em novos mercados emergentes globalmente, como Taiwan ou os Estados Unidos. Com base nesse potencial de crescimento, são previstas instalações de mais de 180 GW entre 2020 e 2030. Para capturar esse crescimento do mercado global e reforçar sua liderança no setor, a Siemens Gamesa continuará a desenvolver sua tecnologia, entregando soluções inovadoras, como a nova turbina SG14-222 DD. Junto com o mercado, a SGRE também globalizará suas operações offshore em estreita colaboração com seus clientes e manterá a excelência de execução como um pilar fundamental para manter sua posição de liderança lucrativa.

A Siemens Gamesa também está bem posicionada no segmento de Serviços, que deve atingir 8% CAGR até 2025. A empresa planeja superar o mercado mantendo uma forte lucratividade por meio da inovação contínua e do desenvolvimento de novos modelos de negócios, incluindo soluções digitais, mantendo o foco estrito na produtividade e excelência operacional. A Siemens Gamesa pretende abordar as oportunidades de frota própria e multimarcas, aproveitando a recente aquisição de ativos selecionados da Senvion.

Siemens Gamesa comprometida com a liderança em sustentabilidade

A sustentabilidade está no cerne do modelo de negócios da Siemens Gamesa, com nossas realizações reconhecidas pela atribuição de uma classificação MSCI ESG ‘A’ por nosso trabalho em sustentabilidade. A classificação se soma a um número crescente de índices ESG aos quais pertencemos, como o Dow Jones Sustainability Index, FTSE4Good, Bloomberg Gender Equality index, etc. A empresa também estende seu compromisso de sustentabilidade para seu modelo financeiro. A sustentabilidade continuará a ser um pilar fundamental do programa LEAP para SGRE.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade em tudo o que fazemos nos permite orgulhosamente ser um facilitador das tendências de descarbonização, contribuindo para o combate aos efeitos das mudanças climáticas”, disse Andreas Nauen, CEO da Siemens Gamesa.

[1] Taxa de conversão de caixa: Fluxo de caixa livre dividido pelo EBIT antes do PPA.

Foto: Andreas Nauen, CEO da Siemens Gamesa

Banner
Banner
Banner

Site Login