Primeira concretagem da obra da UHE Teles Pires marca início das obras civis

29/08/2012 - Primeira concretagem da obra da UHE Teles Pires marca início das obras civis
 
A Odebrecht Infraestrutura inicia as obras civis da Usina Hidrelétrica Teles Pires com o primeiro lançamento de concreto na área do Circuito de Geração, marco importante na implantação do empreendimento. A fase representa o início das atividades de construção das estruturas principais da hidrelétrica localizada entre os estados do Pará e Mato Grosso.
A execução da etapa foi realizada dentro do cronograma previsto pela Odebrecht Infraestrutura, sendo um dos mais arrojados já estabelecidos para empreendimentos deste porte. Ao todo, foram escavados cerca de 2,8 milhões de metros cúbicos de solo e rocha no Circuito de Geração, atividade que teve início em outubro de 2011. Para a construção da usina hidrelétrica serão utilizados 1 milhão de metros cúbicos de concreto, entre concreto convencional e compacta a rolo, quantidade suficiente para erguer 12 estádios de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro.
O canteiro de obras já conta com mais de 3,1 mil trabalhadores, número que deve dobrar para 6 mil trabalhadores diretos no pico da obra. Desde então, foram realizadas a construção da ponte que conecta as margens esquerda e direita do rio Teles Pires. Com 200 metros de comprimento e 6,80 metros da largura, a ponte tem via de mão dupla e contribui para a redução do tempo de deslocamento e proporciona mais segurança no transporte de equipamentos. Também foram executados serviços diversos nos alojamentos, para a conclusão do refeitório/cozinha definitivo, no circuito de geração.
 
Usina Hidrelétrica Teles Pires
Localizada no rio Teles Pires, na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, a Usina Hidrelétrica Teles Pires é um investimento da Odebrecht Energia e possui 1.820 MW de capacidade instalada. O empreendimento, em construção pela Odebrecht Infraestrutura, que teve suas obras iniciadas em agosto de 2011, contribuirá para o desenvolvimento do Brasil, gerando energia através de uma fonte limpa e renovável. A UHE Teles Pires conta com investimento total de, aproximadamente, R$ 4 bilhões.
Os trabalhadores são acomodados no próprio canteiro de obras, em alojamentos construídos com materiais inovadores e possuem alimentação, serviços de saúde e programação de lazer e qualidade de vida a disposição.  Na obra, foi implementado o Programa Acreditar que qualifica profissionais para atividades de construção. Seguindo a política de responsabilidade social da Odebrecht, a empresa contratou 37 haitianos para atuarem nas obras de construção da UHE Teles Pires.

Banner
Banner
Banner

Site Login