Festo apresentará soluções de automação industrial na Rio Oil & Gas

06/09/2012 - Festo apresentará soluções de automação industrial na Rio Oil & Gas
 
Empresa vai expor suas inovações e tecnologia de ponta no principal evento de Petróleo e Gás da América Latina
 
A Festo - multinacional alemã, líder no segmento de automação industrial e presente há mais de 40 anos no Brasil, mais uma vez marca presença e apresenta algumas de suas soluções inovadoras para o segmento petrolífero na Rio Oil & Gas Expo and Conference.
Para esta edição do evento, que acontecerá entre os dias 17 a 20 de setembro no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, a Festo irá apresentar aos visitantes da feira as Válvulas direcionais VOFC / VOFD, Válvulas Esfera com atuador pneumático e sensor Box, Terminais de válvulas CPX/MPA e CPX/VTSA, soluções com painéis de comando e o Foundation Fieldbus Remote I/O.
 
Válvulas direcionais VOFC/VOFD
As válvulas solenóides para atmosferas explosivas VOFC/VOFD são altamente resistentes à corrosão, idealmente aplicadas em ambientes agressivos nos diversos segmentos das indústrias de processos, dentre eles, indústrias de óleo e gás, petroquímicas, químicas e farmacêuticas. Possuem construção robusta, certificação SIL4 conforme IEC 61508 para sistemas de segurança, além de uma boa gama de bobinas para área classificada. As principais aplicações são para comando de válvulas de processo com atuadores pneumáticos e válvulas de segurança, com ar comprimido ou gás natural.
Além disso, possuem opções como rosca BSP ou NPT, válvula servo-operada (VOFC) com piloto de ar interno ou externo ou de válvula de operação direta (VOFD), possibilidade de acionamento à distância (com roscas no corpo da válvula) ou montagem direta no atuador pneumático (através da interface Namur), eliminando a necessidade de tubos e conexões, como acessórios adicionais.
Com isso, as válvulas se mostram resistentes à corrosão com diversidade de bobinas para as mais diversas aplicações em sistemas de segurança. Sua aplicação pode ser feita em zonas de risco 1 e 21, que são atmosferas potencialmente explosivas, sejam em ambientes com gases ou poeiras inflamáveis.
 
Válvulas Esfera com atuador pneumático e Sensor Box
São extremamente versáteis, pois têm função de 2 ou 3 vias, nos tamanhos ¼ a 8´´ com corpo e esfera em latão, aço carbono ou aço inoxidável e extremidades tipo Rosca NPT-BSP ou encaixe para solda e flangeada com classes de pressão de 150 a 300 lbs. O corpo do Sensor Box podem ser em polímero ou alumínio, com as seguintes variedades de princípio de funcionamento: Micro switch, Reed switch, Indutivo PNP, Indutivo para rede As-interface e sensor Namur (intrinsecamente seguro). Como os demais produtos com a qualidade Festo, estes produtos são altamente resistentes, podendo ser utilizados em locais com risco de corrosão ou em áreas classificadas.
 
Terminais de válvulas CPX/MPA e CPX/VTSA
Ambos podem ser utilizados  para trocar dados entre elementos de campo e CLP mestre. O CPX/MPA possui uma grande diversidade de protocolos de comunicação, por exemplo, Profibus, Devicenet, Modbus, entre outros. Também pode ser aplicado como uma remota com CPL integrado e manifold pneumático para pilotar válvulas de processo. Esse produto é modular, sendo possível a introdução de várias válvulas com diversos tamanhos, tipos e qualidade, suportando até 128 bobinas em um único terminal. Além disso, permite a escolha de diferentes tipos de conexões elétricas (M12, M8, Sub-D e Cageclamp). É a perfeita integração de sistema pneumático e eletrônico em um único manifold e pode ser aplicado como terminal remoto inteligente, gerando relatórios estatísticos gerenciais (com os 40 últimos erros ocorridos).
O terminal de válvula CPX/VTSA, possui os mesmos benefícios que o CPX/MPA além de possibilitar a utilização de válvulas normalizadas no sistema. Permitir também a troca à quente pneumática, ou seja, bloqueia a passagem de ar para uma válvula específica que necessita ser reparada, sem interagir na alimentação do restante do terminal, evitando que o processo seja interrompido.
 
Foundation Fieldbus Remote I/O
O CTSP-F40-16E8A-C2 é um Remote I/O da Festo com 16 entradas e 8 saídas digitais que possibilita uma fácil integração das válvulas on-off e outros equipamentos discretos convencionais ao sistema com comunicação em Foundation Fieldbus H1.
O Remote I/O Festo pode ser montado em trilho DIN. Inclui a alimentação, o controle e os sinais de barramento H1 em um único produto, podendo ser conectado a um terminal de válvulas multipolo, o que torna a solução mais compacta economizando espaço em painéis.
O produto é ideal para acionar válvulas on-off e outros equipamentos discretos que não requeiram diagnóstico avançado, liberando, desta forma, nós de rede para outros instrumentos inteligentes acionados pela rede FF H1. Além disso, pode ser instalado no campo em painéis de comando próximo das válvulas on-off e outros equipamentos discretos convencionais, eliminando a necessidade de extensos cabeamentos associados aos painéis e calhas para as E/S convencionais, com subseqüente redução do custo do sistema.
 
Sobre a Festo Brasil
A Festo Brasil, com matriz em São Paulo, possui uma equipe superior a 500 funcionários e um moderno parque fabril de 43 mil m², que além de atender o mercado brasileiro, exporta seus produtos para outras filiais e para a matriz. A empresa abrange todo o território nacional com 125 pontos de atendimento, em todos os estados do Brasil, fornecendo soluções completas na área de automação para cerca de 30 mil clientes.
Com aproximadamente 40 mil produtos em catálogo e meio milhão de variações possíveis, a Festo Brasil é líder no mercado nacional de automação industrial nos principais segmentos de mercado, tais como: automotivo, alimentos e bebidas, embalagens, plásticos e eletroeletrônicos, além de participar nos segmentos químico, petroquímico, tratamento de águas e efluentes, oferecendo produtos para a automação de processos. Em seus 43 anos no País, já realizou mais de 50 mil projetos.
 
EVCOM

Banner
Banner
Banner

Site Login