Skanska e Tractebel diminuíram em 40% o tempo inicial previsto

14/09/2012 - Skanska e Tractebel diminuíram em 40% o tempo inicial previsto

A Skanska, um dos maiores grupos mundiais de construção e desenvolvimento de projetos, desde 2005, é responsável pelo projeto de Operação & Manutenção da UHE Ponte de Pedra, da Tractebel Energia - maior geradora privada de energia elétrica do Brasil. A usina, localizada na região centro-oeste do país, é responsável pela geração de 176 MW de energia. Além dessa, ainda opera duas outras em Rondonópolis - MT.
Anualmente, a cada oito mil horas, é realizada a parada de manutenção preventiva das máquinas da usina. O grande desafio de 2012, foi a redução do tempo de parada. A partir da melhoria da gestão de processos e pessoas, além da introdução de novas tecnologias, Skanska e Tractebel uniram esforços e reduziram de dez para seis dias o tempo inicial previsto. Consequentemente, o índice de disponibilidade da máquina aumentou e a produção de energia pode ser retomada com maior antecedência.
“Um dos fatores que contribuiu para a redução do tempo de parada foi a introdução de novas tecnologias nos processos de avaliação. Um exemplo é o novo equipamento para avaliar o mancal da turbina, que permitiu medir com maior precisão sua vibração, bem como a temperatura da água e do óleo, postergando sua desmontagem”, afirma Raimundo Maluf, Gerente de Projeto de Operação e Manutenção da Skanska Brasil, enfatizando que a tecnologia foi compartilhada pela Tractebel, a partir da utilização em outros projetos.
Outro fator que resultou no alto desempenho foi agregar técnicos das PCHs, que juntos com todo o time de Ponte de Pedra, alteraram os turnos de trabalho e aperfeiçoaram os processos. “Este resultado é um esforço conjunto de Tractebel e Skanska e uma vitória para todos nós. Mostramos que conseguimos alcançar um dos objetivos mais desafiadores para nossa empresa: a redução do tempo de parada de manutenção, com a mesma segurança e qualidade”, afirma, Rogério Suematsu, gerente de Projeto da Tractebel.
“Desde 2008, quando a Tractebel assumiu a UHE Ponte de Pedra, nosso índice de incidentes e acidentes, permaneceu no zero e este é um motivo de grande orgulho para ambas as companhias”, completa Rogério.

Skanska
Ao longo de seus 125 anos, a Skanska tem sido uma empresa moderna e inovadora em empreendimentos para a sociedade. A companhia é um dos líderes globais em construção, desenvolvimento de projetos comerciais e residenciais e parcerias público-privadas.
Atualmente, o Grupo tem 53.000 colaboradores na Europa, EUA e América Latina. Com sede na Suécia e listada na bolsa de Estocolmo, as vendas globais da Skanska totalizaram aproximadamente US$ 19 bilhões. Com base na sua experiência global green, a Skanska tem como objetivo ser a escolha número um dos clientes para soluções verdes.
Presente no Brasil há 10 anos, a Skanska Brasil opera nas áreas de Engenharia & Construção e Operação & Manutenção nos segmentos de petróleo e gás, energia, infraestrutura e indústrias em geral

http://www.la.skanska.com/pt/
LVBA Comunicaçăo

Banner
Banner
Banner

Site Login