Tamanho Importa: Especialistas do IEEE Identificam Pequenos Robôs com Grande Potencial de Aumentar a Expectativa de Vida até 2030

29/10/2012 - Tamanho Importa: Especialistas do IEEE Identificam Pequenos Robôs com Grande Potencial de Aumentar a Expectativa de Vida até 2030

Avanços na Tecnologia de Robótica Irão Permitir Inovações que Mudam o Estilo de Vida na Segurança Alimentar, Medicina, Pesquisa e Resgate

Membros do IEEE, maior organização técnico-profissional mundial dedicada ao avanço da tecnologia em prol da humanidade, descobriram que os avanços em pequenos robôs, que vão desde nanorobôs a robôs do tamanho de uma caixa de sapato, prometem aplicações futuras inovadoras que mudarão o estilo de vida das pessoas. Com uma ampla gama de recursos incluindo a redução de incidentes de segurança alimentar, vigilância da saúde e administração de medicamentos do interior do corpo, além do fornecimento de informações vitais para equipes de busca e resgate, pequenos robôs terão um grande impacto sobre a longevidade e bem-estar de nossa sociedade.
"A relação entre o tamanho do robô e aceitação humana é uma área da robótica que está sendo constantemente examinada. Isto se aplica a toda a gama de tamanhos de robô, desde robôs que podem ser ingeridos a acompanhantes robóticos que monitoram a saúde do usuário", disse Maja Mataric, Membro Vitalício do IEEE e Fundador do Centro de Robótica e Sistemas Embarcados da Universidade do Sul da Califórnia. "É um momento extremamente excitante para o desenvolvimento de pequenos robôs que serão usados para uma variedade de aplicações que podem melhorar nossas vidas no futuro próximo."

Mantendo A Segurança Alimentar com Robôs de Monitoramento
A NSF International, provedora líder mundial de saúde pública e soluções de segurança de gestão de risco, estima que 325 mil pessoas são hospitalizadas todo ano por doenças de origem alimentar. Para ajudar a minimizar o número de incidentes de segurança alimentar, robôs em miniatura estão sendo projetados especificamente para monitorar o funcionamento e as condições ambientais em todo o processo de produção de alimentos. "No caso de análise dos níveis de mercúrio no peixe, a umidade durante o processo de envelhecimento do queijo ou os níveis de acidez durante a fermentação do vinho, esses robôs em miniatura podem proporcionar a percepção necessária, não só para melhorar a qualidade do sabor, mas também para minimizar o risco de doenças de origem alimentar", disse Dr. Paul G. Ranky, membro do IEEE e professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey (NJIT, na sigla em inglês).

Aumentando a Expectativa de Vida com Injeções de Robôs
Com dimensões microscópicas, os nanorobôs estão sendo desenvolvidos para serem injetados em nossos corpos para uso como mini-monitores de doença e instabilidade no sistema imunológico de um ser humano. Eles têm a capacidade, através de sistemas de inteligência artificial, de tratar diferentes doenças ou alimentos automaticamente. Por meio da utilização de múltiplos nanorobôs, estes serão capazes de desempenhar funções específicas dentro do corpo humano.
"Esta forma não invasiva de monitoração e manutenção da saúde tem a promessa de aumentar a expectativa de vida em 2030", disse Antonio Espingardeiro, membro do IEEE e especialista em robótica independente. "Estes robôs em breve terão a capacidade de detectar doenças, desobstruir artérias ou mesmo fornecer injeções de medicamentos como a insulina. Coletivamente, esses recursos vão ajudar a identificar e tratar doenças em sua infância e permitir que nossos corpos funcionem corretamente por longos períodos de tempo."

Ajudando Vítimas de Desastres mais Rápido com Robôs Snakelike (robô em forma de cobra)
Missões de busca e resgate são extremamente importantes para garantir a segurança das vítimas após colapso de edifícios, desastres naturais e eventos nucleares. Usando pequenos robôs, que são do tamanho de uma caixa de sapato e têm capacidade de se movimentar como uma cobra, nestas situações pós-desastre, pode ser extremamente vantajoso para servir várias funções fundamentais, como cavar os escombros para realizar exames iniciais estruturais em uma área danificada, o monitoramento de qualquer vida humana e a apresentação de avaliações aéreas.
"Muitas vezes, missões de busca e resgate podem ser tão prejudiciais para socorristas como aqueles que experimentaram o desastre em primeira mão", explicou Dr. Robin Murphy, IEEE Fellow, diretor do Centro de Informática Emergencial e um dos responsáveis pela seleção das mulheres mais influentes em tecnologia realizada pela Fast Company. "Até 2030, o uso de pequenos robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados (AUVs) e veículos subaquáticos operados remotamente (ROVs) em operações de busca e resgate, vai reduzir o número de vidas perdidas em 50 por cento e acelerar a recuperação econômica que será até duas vezes mais rápida".

Levando a Robótica para o Próximo Nível com Morfogênese
O tamanho continuará a ser uma área de criatividade para os inventores de robôs. Engenheiros estão atualmente trabalhando para encontrar formas de um robô singular realizar morfogênese, ou mudar de forma, para atingir um determinado objetivo. "Há aspectos técnicos que ainda precisam ser trabalhados, mas, teoricamente, estes robôs morfogênicos poderiam se transformar em uma bola, formar uma ponte provisória, diminuir de tamanho ou aumentar sua forma para formar barreiras", disse Espingardeiro. "O futuro desta tecnologia tem incríveis aplicações do mundo real para uso na construção, manufatura, gestão de tráfego, busca e resgate".

Recursos Adicionais: IEEE Spectrum: http://spectrum.ieee.org/robotics

Conferência Internacional do IEEE sobre Robótica e Automação (ICRA) 2013:  http://www.ieee-ras.org/event/icra-2013-ieee-international-conference-on-robotics-and-automation.html

Sobre o IEEE
IEEE, maior organização técnico-profissional do mundo, dedica-se ao desenvolvimento da tecnologia para o benefício da humanidade. Por meio de suas publicações, usadas amplamente como referência, conferências, padrões tecnológicos, e atividades profissionais e educacionais, IEEE é uma fonte confiável em várias especialidades, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações a engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em http://www.ieee.org

spmj

Banner
Banner
Banner

Site Login