Solaris investe para consolidar padrão de segurança em trabalho em altura

22/11/2012 - Solaris investe para consolidar padrão de segurança em trabalho em altura
 
Por meio de uma reestruturação de seu setor de treinamento de operadores de máquinas para trabalho em altura – como plataformas aéreas e manipuladores telescópicos –, a locadora Solaris quer consolidar uma posição de liderança em segurança no mercado brasileiro de locação de equipamentos.
Trata-se de um conjunto de valores e processos que já vinham recebendo investimentos da empresa, pioneira na locação de máquinas desse tipo no mercado brasileiro. Recentemente, em 2011, firmou parceria para tornar-se um centro de treinamento certificado da IPAF – Federação Internacional de Plataformas Aéreas, e já formou mais de 80 operadores em um ano sob as normas da associação.
Além da certificação IPAF, a Solaris também investe na reestruturação do treinamento-padrão da empresa, que inclui, além das plataformas, os manipuladores telescópicos.  “Conquistamos um reconhecimento no mercado ao longo de 16 anos de atividade, uma credibilidade por nosso zelo em termos de segurança de trabalhadores e equipamentos”, diz Paulo Esteves, diretor da Solaris.
Os treinamentos da Solaris têm a duração de um dia, com oito horas de aulas teóricas e práticas para a formação completa de um operador, certificando que ele tenha os recursos para a operação segura e eficiente das máquinas. A validade da certificação se estende por três anos, período após o qual o operador necessita passar por novos treinamentos e avaliações.
Para que a empresa consiga sustentar esse padrão de qualidade, ela oferece um número de treinamentos cortesia concedidos a clientes locadores, e para os adicionais cobra uma taxa. Outra medida é incentivar clientes a enviarem seus operadores aos centros de treinamento da Solaris com preços diferenciados, de forma a aproveitarem a estrutura completa da empresa para o ensino teórico das boas práticas de segurança. “Nos nossos centros temos diversos modelos de equipamentos para reforçar a parte prática do treinamento, dando maior confiança aos operadores no manejo diário das plataformas”, conta Esteves.
“Essas e outras medidas deverão dar sustentabilidade para o plano de intensificação da qualidade nos processos de treinamento, cujo objetivo final é manter os altos níveis de segurança pelos quais a Solaris é reconhecida no mercado”, completa o executivo. Ao longo do ano passado, a empresa treinou mais de 11,2 mil operadores de plataformas aéreas e manipuladores telescópicos.
 
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos

Banner
Banner
Banner

Site Login