Continental Pneus divulga os finalistas da primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável”

22/11/2012 - Continental Pneus divulga os finalistas da primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável”
 
Objetivo do prêmio é incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis voltadas para o emprego ecológico, para a gestão e reutilização de pneus inservíveis
Vencedor ganhará um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental na Alemanha
 
Já são conhecidos os cinco projetos finalistas da primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável” promovido pela Continental Pneus com o objetivo de incentivar estudantes de Engenharia a desenvolverem soluções inovadoras e sustentáveis que possam contribuir para o uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis.
Os vencedores irão ganhar um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa na Alemanha e o professor orientador responsável pelo grupo receberá um iPad.
Foram classificados os seguintes trabalhos: Produção de manta sustentável para aterros sanitários (UniFOA de Volta Redonda,  Rio de Janeiro); Utilização de concreto e borracha de pneu para produção de bloquetes (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo, São Paulo); Produção de tachões reciclados para condomínios e empreendimentos verdes (Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém); Estudo sobre o uso de pó de pneus para produção de cerâmica estrutural (Faculdade Redentor, Itaperuna, Rio de Janeiro); e Utilização de misturas de pneus triturados e solo para construção de aterros rodoviários (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal).
“As universidades estão repletas de estudantes com boas ideias e apenas à espera de um incentivo como o desta iniciativa para colocá-las em prática. Nossa intenção foi instigar a criatividade dos futuros engenheiros para que eles se conscientizem da importância que a sua atividade profissional tem no desafio de preservar o meio ambiente, pensando nas futuras gerações”, avalia Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continental Pneus para a América Latina.
Ela destaca a surpresa e a satisfação do comitê julgador em relação à qualidade e ao caráter inovador presentes nos 36 trabalhos inscritos. “Muitos projetos incluíram, além de descritivos técnicos detalhados, resultados de testes de viabilidade econômica, impacto ambiental, poluição sonora, resistência à umidade e até mesmo fotos de protótipos”, detalha.
Segundo Luciana Ferreira, o “Prêmio Futuro Sustentável” reforça o compromisso da Continental Pneus com as melhores práticas socioambientais, como as adotadas pela companhia em sua fábrica instalada no polo industrial de Camaçari, na Bahia. Entre elas estão o tratamento biológico de efluentes e o gerenciamento de refugo de produção a partir de parcerias com fábricas de reciclagem para reaproveitamento na fabricação de redes de pesca, peças automotivas, tapetes de veículos, apara-barro de caminhão, solas de sapato, correias transportadoras, berimbaus, entre outros produtos.
O vencedor será definido no próximo dia 29, em São Paulo, após apresentação oral dos trabalhos para a comissão julgadora integrada por Cesar Faccio, gerente-geral da Reciclanip; Beatriz Martins Carneiro, coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Renata Campos Aranha, membro da diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Valma Martins, coordenadora do Curso de Tecnologia em Processos Ambientais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e por engenheiros da Continental Pneus.
Com um faturamento de €30.5 bilhões em 2011, o Grupo Continental é um dos líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automobilística. Seu portfólio disponibiliza sistemas e componentes de freios, motores e chassis, instrumentação, soluções de infoentretenimento, eletrônica, pneus e elastômeros técnicos que contribuem para maior segurança no trânsito e respeito ao meio ambiente. O Grupo conta globalmente com aproximadamente 170.000 pessoas, em 46 países

MLP Assessoria de Imprensa

Banner
Banner
Banner

Site Login