Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/configuration.php:1) in /home/storage/2/aa/91/brasilengenharia/public_html/portal/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Portal Brasil Engenharia | MHA Engenharia inicia 2013 com foco em projetos esportivos

MHA Engenharia inicia 2013 com foco em projetos esportivos

07/03/2013 - MHA Engenharia inicia 2013 com foco em projetos esportivos
 
Empresa é responsável pelos projetos do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e da nova Arena USP
 
A MHA Engenharia participou da reforma do segundo maior estádio da Copa do Mundo FIFA de 2014, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A empresa foi responsável pelo projeto de instalação de toda a parte elétrica, hidráulica, de ar condicionado e telecomunicações da arena, que está concluindo as obras para abrir a Copa das Confederações da FIFA 2013, em junho.
Com área aproximada de 218 mil m2 e capacidade para 72 mil espectadores, o estádio estará nos padrões determinados pela FIFA. Segundo Shyoji Ikeda, Diretor Executivo da MHA Engenharia, para atender todas as exigências solicitadas a equipe de engenheiros da empresa visitou os estádios da África do Sul antes da elaboração do projeto. “Tivemos uma grande experiência ao acompanhar de perto o local, assim conseguimos superar os obstáculos para melhorar o projeto do Estádio Nacional de Brasília”, afirma o executivo.
A nova arena apresentará autonomia de energia, ou seja, a geração de energia elétrica por células fotovoltaicas - ou célula solar - em todo o anel superior, aumentando assim a capacidade de gerar energia e captação solar. Outra característica do projeto, realizado pela MHA Engenharia, será o sistema de aproveitamento de água da chuva e os sensores instalados em todo o estádio para economia de energia elétrica.
“A MHA, dentro do cenário nacional, é uma das maiores empresas de instalação. Temos o know how necessário para participar de projetos deste porte, como já realizamos em Cuiabá, Manaus, Natal e, inclusive, na arena do Grêmio, que foi inaugurada e muito bem concluída”, diz Ikeda. Outro grande projeto realizado pela empresa foi o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, no qual a MHA desenvolveu os projetos executivos de instalações elétricas e telecom.
 
Tecnologia nos estádios - Com a tecnologia em HD (Hight Definition) foi necessária uma evolução para se adaptar ao índice de iluminamento do campo de futebol, já que é necessário o dobro da definição para a transmissão. Além disso, toda a sonorização dos estádios é desenvolvida para o público se sentir parte do evento, participar e ter toda a emoção proporcionada, com caixas localizadas estrategicamente.
 
Arena USP
Está prevista para o mês de março de 2013 a conclusão dos projetos da Arena USP, um novo espaço multiuso que está sendo construído no local onde existe atualmente o velódromo da USP, localizado dentro da Universidade de São Paulo.
A MHA Engenharia é responsável pela elaboração dos projetos de estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, telecomunicações e de ar condicionado, e o espaço total construído terá 70 mil m² de área e a função de atender toda a parte esportiva indoor da Universidade. “Além disso, a Arena USP também poderá servir de área de apoio para eventos como formaturas e outros tipos de comemorações”, afirma Ikeda.
De acordo com os arquitetos Eduardo Castro Mello e Vicente de Castro Mello, titulares da Castro Mello Arquitetura Esportiva e autor do projeto arquitetônico da Arena USP, um dos pontos importantes do trabalho foi a preocupação com meio ambiente e o desenvolvimento focado na sustentabilidade.
Entre os desafios encontrados pela equipe da MHA Engenharia no desenvolvimento do projeto está a questão da estabilidade, devido principalmente ao público concentrado e as vibrações provocadas por eles em espaços deste tipo. “Para isso, contamos com a colaboração de especialistas, que tem nos ajudado e agregado conhecimentos valiosos na área de estrutura. É um aprendizado constante para a nossa equipe, que poderá utilizar estes conhecimentos em outros projetos semelhantes”, explica Ikeda.
Segundo o arquiteto Eduardo Castro Mello, a parceria de sucesso entre a MHA Engenharia e a Castro Mello em outros projetos, entre eles, a unidade do SESC Itaquera, em São Paulo, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, foram importantes para estarem juntos na Arena USP. “O trabalho desenvolvido em parceria com a MHA Engenharia para os estádios da Copa trouxe para todos nós um nível de conhecimento de sistemas, equipamento e materiais que facilitou muito o trabalho da Arena USP.”

EVCOM

Banner
Banner
Banner

Site Login