Setor de construções sustentáveis fecha o primeiro trimestre de 2013 com saldo positivo

15/04/2013 - Setor de construções sustentáveis fecha o primeiro trimestre de 2013 com saldo positivo
 
Desde o início do ano, cinco empreendimentos brasileiros receberam o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e 15 empreendimentos entraram com pedido de certificação, números que levam o País à marca de 88 empreendimentos certificados e mais de 680 pleiteando o selo entre escritórios, hospitais, escolas, agências bancárias, lojas, casas, indústrias, estádios e até mesmo museus. Diferentes tipos de edificações têm partido em busca do selo, o que faz com que a sustentabilidade permeie cada vez mais o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, que no ranking de empreendimentos registrados está em 4º lugar, com 2.089.195,20 m² certificados, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. A expectativa é que até o final de 2013 sejam 900 empreendimentos registrados e 120 certificados.
Para receber o selo deve-se atender critérios dentro de sete categorias: eficiência energética; uso racional de água; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; espaço sustentável; inovações e tecnologias e créditos regionais. A certificação também proporciona benefícios como redução de 30% no consumo de energia, de até 50% no de água e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.
O desconhecimento de todos esses benefícios ainda é a maior barreira para o setor, mas o GBC Brasil busca agir para disseminar as melhores práticas e capacitar profissionais. Os Estados em que o Programa Educacional está presente são os que mais crescem na busca da certificação. “A região Sudeste é a mais avançada hoje, mas temos visto o Nordeste despontar no número de edificações que buscam os diferenciais da certificação LEED, com destaque para Pernambuco e Ceará”, explica Marcos Casado, diretor técnico e educacional do GBC Brasil. Em 2011 eram 577.617 m² registrados buscando o selo na região e em 2012 o número saltou para 4.006.556 m². “Só o MBA em Construção Sustentável tem oito turmas em cinco capitais do Nordeste, o que mostra o interesse pela capacitação”, complementa Casado.
Para os interessados em se aprofundar no tema, a Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo, evento mais importante do setor de construções sustentáveis no País, chega a sua quarta edição em agosto desse ano. O evento é conhecido por apresentar novidades e contará com plenárias que discutirão temas como Políticas Públicas, Economia Verde, Cidades Sustentáveis e Green Design. As inscrições deverão ser feitas no site do Greenbuilding Brasil: http://www.expogbcbrasil.org.br/
 
Sobre o Green Building Council Brasil
O Green Building Council Brasil é uma organização não governamental, em operação desde 2007, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao Governo e à sociedade civil e de atividades como: (i) capacitação técnica de profissionais, (ii) disseminação de informações, práticas e conhecimentos e (iii) promoção de processos de certificação, além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor. Mais de 33 mil profissionais já passaram pelos cursos de formação promovidos pela organização. Os números acumulados até março de 2013 apontam 88 empreendimentos certificados no país e mais de 680 em análise. Site: www.gbcbrasil.org.br
 
GWA Comunicação Integrada – Assessoria de imprensa GBC Brasil

Banner
Banner
Banner

Site Login