Sig Engenharia aumenta investimento em formação profissional e cria a UniverSig

22/04/2013 - Sig Engenharia aumenta investimento em formação profissional e cria a UniverSig
 
Com objetivo de desenvolver e capacitar seus colaboradores, a Sig Engenharia instituiu o programa UNIVERSIG, Universidade Cooperativa,  que engloba ações educacionais, projetos de desenvolvimento, treinamento e capacitação para os funcionários da construtora. Comparado ao ano de 2012, houve acréscimo de 30% no investimento em projetos educacionais.
Em parceria com a Firjan, a Sig está iniciando um dos projetos da Universig, o  “Educa Mais”, em 15 de abril. Segundo a assistente de RH, Daniela Monteiro, o “Educa Mais” atenderá alunos da alfabetização até a 5ª série do ensino fundamental, em uma mesma sala de aula. A primeira turma terá 20 alunos. A Firjan disponibilizará material pedagógico e os professores, com aulas ministradas de segunda a sexta, das 17h30 às 20h , após o expediente do trabalho. “O colaborador matriculado no projeto tem incentivo, pois ganha lanche, passagem para o local do curso e premiação por assiduidade”, explica.
As atividades serão desenvolvidas no canteiro de obra do empreendimento UpTown, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sendo disponibilizada uma estrutura com todo aparato necessário para receber os colaboradores estudantes.
Daniela ressalta a importância deste programa.  - Esta iniciativa imediatamente contribui para a autoestima do colaborador. A proposta da Sig não é que seu funcionário aprenda a ler e a escrever, ou receber um diploma. Nossa meta é incentivar este funcionário a completar o ensino médio, almejar um curso técnico ou uma faculdade. O funcionário deve acreditar que ele pode vencer – esclarece Daniela Monteiro.
O guincheiro Josimar Alves de Souza, 43 anos, interrompeu os estudos aos 14 anos, no 6° ano do ensino fundamental. Seus pais se separaram e ele teve que trabalhar para ajudar a sustentar seus irmãos.  Josimar foi um dos primeiros alunos a se matricular no “Educa Mais”. Uma das incentivadoras foi sua filha de sete anos.
- O diploma significará que não desisti. Quem sabe um dia eu não inicio uma faculdade mesmo depois de ‘calejado’.  Tenho uma filha de 7 anos, e quando ela pede ajuda nas tarefas escolares eu não consigo auxiliar. Sonho em ajudá-la com os deveres. Vou incentivá-la a estudar sempre – garante Josimar.
O programa UniverSIG inclui também cursos de treinamentos e qualificação. Em breve, a Sig Engenharia implantará projetos direcionados para a vocação profissional. A assistente de RH, Daniela Monteiro, explica que o conceito é perceber a habilidade de cada colaborador na prática, reconhecer o profissional que se destacar e oferecer o treinamento.
- Neste projeto, os responsáveis por cada grupo de operários nos canteiros de obras serão como “caça- talentos”. Eles observarão as habilidades e interesses dos funcionários e orientarão cada um para determinado treinamento, também em sala de aula. Ao final, os operários treinados estarão aptos a desenvolverem diferentes funções no setor da construção civil, com possibilidade de crescer profissionalmente, e a SIG terá mais facilidade em sanar a escassez de mão de obra qualificada –ressalta Daniela.
Além desses projetos, a SIG desenvolve também treinamentos contínuos para participação dos funcionários em congressos, além de capacitações, cursos de atualizações e especializações para seus funcionários. Outro projeto é a capacitação para que encarregados tornem-se aptos para exercerem a função de mestre de obras. Será desenvolvido no curso técnicas de liderança, relacionamento interpessoal, controle de desperdício e bom conhecimento da área de trabalho.
 
Monte Castelo Ideias

Banner
Banner
Banner

Site Login