Empreendimentos sustentáveis contribuem para a saúde do planeta

22/04/2013 - Empreendimentos sustentáveis contribuem para a saúde do planeta
 
Edificações certificadas consomem 50% a menos de água e reduzem em 30% o uso de energia
 
No Dia do Planeta Terra, é importante destacar iniciativas que contribuam para a longevidade do planeta e para a preservação dos seus recursos esgotáveis. Nesse sentido, o setor de Construções Sustentáveis se destaca nos números de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – hoje são 88 empreendimentos certificados e quase 700 registrados em busca da certificação. O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização não governamental que fomenta a construção sustentável e promove a certificação no Brasil, usando diretrizes internacionais para definir os parâmetros de sustentabilidade. Para receber o selo, o empreendimento deve cumprir requisitos visando à diminuição dos impactos ambientais: uso racional de água, eficiência energética, espaço sustentável, qualidade ambiental interna, materiais e recursos e inovações e tecnologias. O aumento de cerca de 13% dos registros para certificação em relação a novembro de 2012 mostra a evolução da preocupação com a sustentabilidade no Brasil.
Além dos números expressivos, o setor deve comemorar o crescimento em outros âmbitos que não só o comercial – líder do setor com 45% - como industrial, fabril, esportivo, bancário, hoteleiro, varejista e hospitalar. Além disso, foi constatado que o crescimento do setor está diretamente relacionado com a maior capacitação e conhecimento dos profissionais, já os estados com maior participação no programa de capacitação do GBC Brasil apresentaram maior crescimento como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Distrito Federal e Fortaleza. A abertura de novas turmas no Rio de Janeiro, por exemplo, mostra que a demanda por essas capacitações está aumentando, assim como a reputação dos cursos está cada vez mais positiva – há 95% de aprovação.
Os benefícios são incontáveis. A construção civil é responsável pelo consumo de 21% de toda a água tratada do planeta, enquanto empreendimentos que conquistam a certificação LEED reduzem o consumo de água em até 50%. A adoção de medidas como torneiras inteligentes, descargas de duplo acionamento, reaproveitamento da água da chuva entre outras, reduzem drasticamente o consumo de água e, consequentemente, o custo operacional. A certificação também proporciona benefícios como redução de 30% no consumo de energia e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil. A expectativa é que até o final de 2013 sejam 900 empreendimentos registrados e 120 certificados.
E para estimular a disseminação de conhecimento e das melhores práticas do setor, ferramentas virtuais estão colaborando com a troca de informações sobre sustentabilidade. O Diretório dos Membros, por exemplo, do GBC Brasil, disponibiliza para consulta uma listagem com descritivos e contatos das empresas membro comprometidas com a sustentabilidade. Dessa forma, interessados em aplicar medidas sustentáveis em empreendimentos – novos ou existentes – podem encontrar facilmente incorporadoras, construtoras, prestadores de serviço, imobiliárias, escritórios de engenharia e arquitetura, por exemplo, que tenham essa preocupação e que possam efetivamente implantar práticas sustentáveis nos projetos. A sustentabilidade está cada vez mais acessível e viável, o que contribui para o desenvolvimento brasileiro da construção civil. Ainda há muito espaço para crescer e a educação é o melhor caminho.
 
Sobre o Green Building Council Brasil
O Green Building Council Brasil é uma organização não governamental, em operação desde 2007, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao Governo e à sociedade civil e de atividades como: (i) capacitação técnica de profissionais, (ii) disseminação de informações, práticas e conhecimentos e (iii) promoção de processos de certificação, além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor. Mais de 33 mil profissionais já passaram pelos cursos de formação promovidos pela organização. Os números acumulados até março de 2013 apontam 88 empreendimentos certificados no país e mais de 680 em análise. Site: www.gbcbrasil.org.br.
 
GWA Comunicação Integrada – Assessoria de imprensa GBC Brasil

Banner
Banner
Banner

Site Login