Pesquisa mostra que varejistas se mostraram otimistas para primeiro semestre do ano

02/05/2013 - Pesquisa mostra que varejistas se mostraram otimistas para primeiro semestre do ano
 
Como se preparar para atender essa demanda? Pesquisa da consultoria Boucinhas&Campos revela ainda que 94% dos empresários afirmaram que pretendem ampliar o negócio
 
Ainda, de acordo com os dados do levantamento, mais de 62% dos varejistas brasileiros estão otimistas com o setor para o primeiro semestre deste ano. Ainda, 94% dos empresários afirmaram que pretendem ampliar o negócio, informou uma pesquisa da consultoria Boucinhas&Campos.
De acordo com a especialista em comunicação estratégia de varejo Katia Bello, “este otimismo já é um impulso para bons resultados, porém, os lojistas precisam adotar estratégias para estarem preparados para atenderem esta demanda”. Seguem algumas dicas da especialista:
· Uma loja cujo apelo é o frio, a ambientação e os produtos em destaque devem ser voltados ao tema, assim como se a loja for na praia é importante destacar o que tem neste sentido, como pranchas, chinelos, cangas etc.;
· Esse destaque pode ser por meio de técnicas de merchandising (exposição) que, dependendo da loja pode ser desde uma vitrine com o tema ou simplesmente uma pilha de produtos;
· O lojista precisa escolher alguns pontos estratégicos da loja e fazer arrumações diferenciadas de produto, bem como caprichar na decoração, ambientação, enfim, chamar a atenção do público para estes locais. O importante é aproveitar o apelo da data. Dessa forma, estas decorações e ambientações chamarão a atenção do consumidor;
· Em datas comemorativas, o lojista deve identificar dentro de seu mix quais podem converter-se em produtos para o tema e destacá-los dos demais. Além dos produtos, é importante pensar em soluções prontas ou kits que auxiliarão a venda complementar.
 
Outros dados da pesquisa
A intenção de ampliar o quadro de funcionários também é expressiva: 81% dos varejistas disseram que pretendem contratar mais em 2013.
Para o ano, a prioridade de investimento é a ampliação, reformas e reestruturação de lojas, resposta indicada por mais da metade dos entrevistados (56%). Seguem em destaque investimentos em novos canais comerciais e infraestrutura tecnológica, com, respectivamente, 19% e 13%.
Entre os empresários do setor varejista, 37% afirmaram que o cenário é de cautela para o ano. Dos setores que apontaram maior atenção, destacam-se: hipermercados, supermercados e vestuário e calçados.
O levantamento questionou os entrevistados sobre o principal desafio para empresas do varejo brasileiro. Na opinião destes, a alta carga tributária se apresenta como o principal fator, indicado em 44% das respostas.
Com 25%, a baixa profissionalização e especialização da mão de obra seguem como entrave para o desenvolvimento do setor, sendo a alta competitividade do setor o terceiro principal desafio. A influência da carga tributária sobre os negócios aparece com maior significância para empresas que atuam nas frentes de hipermercados, supermercados e vestuário/calçados.
 
Assessoria de Comunicação da Opus Design

Banner
Banner
Banner

Site Login