TÜV Rheinland realiza serviço de Diagnóstico para Data Center

09/05/2013 - TÜV Rheinland realiza serviço de Diagnóstico para Data Center
 
Objetivo é evidenciar a real posição da infraestrutura de TI dentre os níveis TIER das normas de qualidade
 
A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, intensifica a prestação do serviço de Diagnóstico para Data Centers, que tem como objetivo comprovar se a infraestrutura de TI atende a um determinado nível Tier das diferentes normas de qualidade, bem como identificar mudanças necessárias para que o site atenda um nível Tier superior.
O padrão Tier é o modelo utilizado para medir o nível da infraestrutura do Data Center, de I a IV, sendo o primeiro o mais simples e o quarto o mais complexo nível de exigência requerida para manter a operação de um centro de processamento de dados. Quanto maior o nível Tier significa mais segurança e alta disponibilidade ao Data Center.
O diagnóstico pode ser um passo prévio ao da certificação, sendo destinado, especialmente aos Data Centers mais antigos, já em operação e com até 100 m2.
“Percebemos no mercado que muitos clientes não tinham informação sobre o nível de atendimento das normas dos próprios Data Centers, de modo que criamos esse serviço para comprovar o grau de eficiência das infraestruturas e também demonstrar o que ainda falta melhorar para a busca de um nível Tier superior”, explica o gerente de certificação de Data Centers da TÜV Rheinland do Brasil, Arnaldo Barbulio.
As empresas que contratam o serviço de diagnóstico da TÜV Rheinland recebem um relatório detalhado, na qual englobam os resultados de inspeções técnicas e da análise dos projetos em todas as disciplinas, como o atendimento da norma TIA 942. A partir desse diagnóstico a empresa obtém informações necessárias sobre as condições do Data Center e pode tomar a decisão de partir ou não para a certificação, ou mesmo para um upgrade de nível Tier, adequando os pontos em não conformidade.
O serviço de diagnóstico da TÜV vale tanto para as empresas que utilizam a infraestrutura de TI para operações internas quanto para aquelas que ofertam o Data Center para BPO (Business Process Outsourcing). “Nos dois casos o serviço pode ser executado em busca de informações sobre a eficiência dos Data Centers, no entanto, para as empresas que oferecem BPO o diagnóstico e a certificação se tornam argumento de vendas, pois hoje em dia clientes dessas empresas exigem garantias de seus fornecedores”, explica o auditor técnico de certificação de infraestrutura de Data Center da TÜV Rheinland, João Arnaldo Damião.
Segundo Damião, o serviço de diagnóstico dura de 15 a 20 dias, incluindo pelo menos duas visitas técnicas e também registros fotográficos. Atualmente, a TÜV Rheinland já executa diagnóstico em Data Centers de bancos e de empresas do setor sucroalcooleiro.
 
Certificação
Além do diagnóstico, a TÜV Rheinland realiza a dupla certificação de Data Centers, que consiste na certificação do projeto e da operação.  A dupla certificação não só distingue o Data Center como de altíssimo nível de segurança e preparado para atender aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, como também marca a entrada da segunda geração de Data Centers de alta disponibilidade no Brasil e na América Latina.
A certificação da segunda geração de Data Centers, agora denominados seguros e de alta disponibilidade, considera, além da redundância de infraestrutura elétrica e mecânica, aspectos que vão além do projeto e abrangem também a operação do Data Center. São eles: conceitos preventivos baseados em análise de riscos; segurança (vigilância, controle de acesso); detecção precoce e combate não destrutivo a incêndio; monitoramento integrado; aspectos construtivos e arquitetônicos adequados e procedimentos e práticas para manutenção e intervenção rápida e eficaz nas situações de emergência.
São considerados ainda os sistemas de operação, manutenção, intervenção e recuperação, adequadamente documentados, nas mãos de pessoal treinado, capacitado e apto a tomar decisões, mesmo nos casos de emergências. Isso porque, com o tempo, percebeu-se que 70% das causas de parada de um Data Center são provenientes de erros humanos, por falta de políticas e procedimentos adequados e devido à não aplicação de outros conceitos igualmente importantes.
 
Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 140 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 40 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.
No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros.
 
G.P. Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login