Casas sustentáveis

20/06/2013 - Casas sustentáveis

O idealizador da casa aqua, Luiz Henrique Ferreira, dá dicas sobre como adaptar ou construir uma casa sustentável

Economizar na conta de luz e de água, por meio de ações sustentáveis, como o reúso de água da chuva, uso de lâmpadas inteligentes ou maior abertura de janelas, é uma atitude boa para o bolso e que pode ajudar o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades.
A maioria das pessoas já percebeu que as ações sustentáveis na construção civil, além de serem econômicas, se bem aplicadas, ainda podem contribuir para uma qualidade de vida maior. Mas, boa parte não sabe como aplicar a sustentabilidade em casa, na construção ou reforma.
Para isso, o consultor em sustentabilidade para a construção, Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, um dos idealizadores da “Casa AQUA”, primeiro protótipo de casa sustentável no Brasil, dá dicas sobre soluções práticas, econômicas e que podem trazer mais conforto e saúde para os ambientes, além de falar sobre as novas tendências no mercado da construção sustentável no mundo.
O uso de janelas com maior abertura, para melhorar a ventilação e a entrada de luz, para o controle da umidade; a implantação de telhados verdes, que ajudam no resfriamento do ambiente; ou, até mesmo, o uso de maçanetas que podem facilitar a abertura de portas e o uso do imóvel por pessoas da terceira idade são algumas soluções que fazem a diferença.

Sobre a Casa AQUA
A Casa AQUA é um protótipo de casa sustentável, de 100m², com sete cômodos e dois andares, apresentado na Feicon Batimat, na cidade de São Paulo, em 2009. Foi projetada pelo  Arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, tendo a coordenação e o gerenciamento de sustentabilidade para o projeto, da Inovatech Engenharia. Na ocasião, os visitantes da feira tiveram a oportunidade de conhecer vários sistemas e materiais que podem diminuir os impactos das construções no meio ambiente.

Ateliê de Textos

Banner
Banner
Banner

Site Login