Sabesp conclui obra que automatiza a Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba

10/07/2013 - Sabesp conclui obra que automatiza a Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba
 
Modernização facilitou a operação da unidade, que abastece sete municípios
 
A Sabesp concluiu dia 8 de julho, a modernização de uma de suas maiores Estações de Tratamento de Água. A ETA Taiaçupeba, em Suzano, recebeu novos painéis de comando central, que permitirão controlar remotamente os equipamentos que tratam até 15 mil litros de água a cada segundo, volume que abastece sete municípios na Grande São Paulo, incluindo parte da zona leste da capital.
A medida facilitou a operação do sistema, reduzindo o consumo de energia e permitindo mudanças mais rápidas no gerenciamento dos filtros, reservatórios, decantadores e bombas.
A operação foi realizada durante o feriado prolongado em homenagem à Revolução de 1932. Para que a intervenção ocorresse, o abastecimento foi interrompido entre as 5h e as 9h, passando a se normalizar a partir desse horário. No caso específico de Suzano, foi retirada também uma válvula no reservatório local. Nesse município, os trabalhos afetaram o fornecimento de água entre as 21h20 do domingo (7 de julho) e as 9h de segunda (8 de julho).
A companhia utilizou os reservatórios da região em capacidade máxima e direcionar a água de outras estações de tratamento para minimizar o impacto da modernização. Da mesma forma, as caixas-d’água residenciais ajudaram a suprir a demanda durante os trabalhos. A Sabesp pediu que os moradores da região do Alto Tietê e da zona leste da capital evitassem o desperdício de água e programassem a lavagem de roupas, carros e quintais para outra data.
 
Confira as cidades que foram afetadas: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, parte de Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, além de parte da zona leste de São Paulo (regiões de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaquera, Santa Etelvina e São Miguel).
 
Confira dicas para evitar o desperdício de água
- tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, para isso, prefira um balde com água;
- lave a calçada ou o quintal em outro dia – e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;
- lave a roupa e a louça em outro dia – e sempre utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Assessoria de imprensa da Sabesp

Banner
Banner
Banner

Site Login