Monumento do Obelisco do Ibirapuera será reformado pela Concrejato

12/07/2013 - Monumento do Obelisco do Ibirapuera será reformado pela Concrejato
 
O Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, terá seu restauro e conservação feitos integralmente pela Concrejato, empresa especializada em obras especiais, recuperação e reforço estrutural, restauração de patrimônio histórico e retrofit.  As obras, iniciadas em 9 de julho de 2013, têm término previsto para 9 de julho de 2014.
Os projetos executivos que orientarão os serviços foram aprovados nos órgãos de preservação do patrimônio estadual e municipal (CONDEPHAAT e CONPRESP). As alterações propostas no projeto têm especialmente o objetivo de garantir a acessibilidade de todos ao monumento, tanto à área externa quanto ao interior do Mausoléu. As características do projeto original, do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, serão mantidas.
Outra mudança sensível é a instalação de mais 432 cinerários (nichos para guardar restos mortais). Com o levantamento, pesquisas e estudos necessários ao desenvolvimento dos projetos executivos, verificou-se a necessidade de instalação de bombas para esgotar a água do subsolo localizado abaixo da escultura do herói jacente e que marca o local onde estão os restos mortais dos mártires do MMDC, Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga. Essas bombas já eram previstas no projeto inicial.
Para Ronaldo Ritti, Líder da Concrejato SP, o restauro do Obelisco é uma forma de resgatar a memória de São Paulo.
“A Concrejato já atuou em diversas obras de grande importância para São Paulo, como a restauração da Catedral da Sé, do Teatro Municipal e da Fonte Monumental, por exemplo. Este é mais um monumento que vamos devolver à sociedade, na busca pelo resgate de nossa memória e de nossa história e isso nos orgulha muito”, afirma.

Banner
Banner
Banner

Site Login