Uma ideia para o futuro de João Pessoa

1208/2013 - Uma ideia para o futuro de João Pessoa

Entidade cria site para que pessoenses deem ideias para melhorar o dia a dia na cidade

Teleféricos urbanos, coleta seletiva de lixo, piscinões, área reservada para portadores de deficiência no metrô, ciclofaixas de lazer. Todos esses equipamentos e soluções um dia foram ideias que, pensadas e trabalhadas, acabaram contribuindo para uma cidade melhor.
Para estimular o surgimento de novas ideias e discutir o futuro das grandes cidades o Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia) lançou  um website que permite que a população envie sugestões para melhorar a vida nas grandes metrópoles. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, simples ou complexas, toda a ideia de quem vivencia as cidades são bem-vindas. “Com esta campanha procuramos disseminar a importância do planejamento, do pensar antes, para conquistarmos a cidade que queremos”, explica Viol.

Participar do concurso é muito simples: basta acessar o site www.olhonofuturo.org.br, se cadastrar e encaminhar sua sugestão. As melhores ideias farão parte de um estudo que será entregue às autoridades no final do ano.

Como estará João Pessoa em 2040?
Para o engenheiro George Cunha, presidente do Sinaenco PB, é preciso preservar a qualidade de vida dos pessoenses e garantir aos moradores, atuais e futuros, da Região Metropolitana de João Pessoa bem estar igual ou superior ao que desfrutam atualmente. “Nossa capital é reconhecida como a segunda cidade mais verde do mundo. Conta ainda com expressiva arquitetura barroca e praias belíssimas, além de ostentar um índice de desenvolvimento humano (IDH) bastante razoável (0,783)”.  Para Cunha  essa é uma tarefa que exige um planejamento urbano, a definição de projetos e obras de qualidade para garantir esse patamar nas próximas décadas. “Mas sabemos que esse planejamento, para ser efetivo e eficiente, deve ser feito em escala metropolitana, pois os problemas não são originários de um único município, mas sim de todo o conjunto de cidades que compõem nossa macrometrópole e afetam a todos os seus moradores”.

E é justamente para buscar a participação do conjunto dos cidadãos – moradores, arquitetos, urbanistas, engenheiros, autoridades, enfim, da sociedade – nessa discussão que o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia promove, neste dia 13 de agosto, na Estação Cabo Branco, o evento “De Olho no Futuro: Como estará João Pessoa daqui 25 anos?”. O seminário abordará os caminhos percorridos nos últimos 25 anos pela infraestrutura da cidade e debaterá as principais questões em relação ao futuro no que diz respeito à mobilidade urbana, ao planejamento, ao saneamento básico e habitação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site oficial da campanha www.olhonofuturo.org.br

O que é o Sinaenco
São mais de 23 mil empresas que trabalham para estudar, conceber, projetar e gerenciar a infraestrutura das nossas cidades, planejando antecipadamente o futuro dos mais variados empreendimentos para que eles sirvam melhor a toda a população.
Elos iniciais de qualquer obra, essas empresas trabalham em setores estratégicos para a sociedade e estão intrinsecamente ligadas ao crescimento do país: transporte, saneamento, habitação, petróleo e gás, energia, urbanismo, edificações, logística e tantas outras áreas que impactam o dia a dia do cidadão.

Imprensa Sinaenco

Banner
Banner
Banner

Site Login