Cosil: 48 anos de inovação e credibilidade na construção civil

13/08/2013 - Cosil: 48 anos de inovação e credibilidade na construção civil
 
Com atuação marcada pelo pioneirismo, visando sempre a qualidade, inovação e a satisfação dos clientes, a Cosil comemora seus 48 anos marcados por uma trajetória de sucesso no mercado imobiliário.
A incorporadora sergipana, com ramificações em Recife e São Paulo, se tornou referência na construção civil no norte e nordeste tomando como base as tradições familiares trazidas pelo fundador José Carlos Silva.
Atualmente a administração é mantida pela segunda geração da família, com os filhos Danusa, Carlos José, Jéssica e Ilana, além de Samara (acionista da empresa), que herdaram do pai a capacidade empreendedora, acrescida de inovação e jovialidade.
Carlos José Meneses Silva está há cinco anos à frente da presidência da Cosil e, ao lado das irmãs, dirige a empresa seguindo o modelo de Governança Corporativa, que integra acionistas em torno de decisões colegiadas, sempre baseadas na ética, união familiar, respeito e determinação.
“A formação de sócios e herdeiros é uma questão tratada com seriedade pela Cosil. É um processo constantemente melhorado e avançado. Nossos esforços estão em concentrar o equilíbrio entre a família e os negócios”, afirma Carlos José.
Ao completar seu 48° aniversário, a incorporadora ultrapassa a marca de 1.300.000 metros quadrados construídos e diversos planos foram implantados em busca da excelência na gestão empresarial, responsabilidade social e no crescimento sustentável.
Sustentabilidade, aliás, é palavra-chave na incorporadora. Incluída nos pilares que sustentam a empresa, ela é aplicada nos projetos construtivos e nas atividades cotidianas com práticas e soluções tecnológicas, que reduzem os impactos negativos causados ao meio ambiente e às pessoas.
Outra ação em destaque é o trabalho realizado no relacionamento com clientes. Com a reestruturação da área, os projetos são totalmente focados nas necessidades e desejos dos usuários externos e apresentam uma maior velocidade de resposta.
Recentemente, os resultados positivos desse comprometimento com os clientes foram comprovados em uma pesquisa de satisfação, realizada pela GFK Custom Research Brasil, do grupo alemão GFK, a quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo e o principal escritório do Grupo na América Latina.
Em 2011 a Cosil deu um grande passo que marcou os rumos da gestão da empresa, reunindo a alta direção e outras lideranças durante encontro anual para definir e alinhar o novo mapa estratégico até 2015.  Como resultado, por meio da área de Recursos Humanos, foi implantado um sistema corporativo de avaliação de desempenho empresarial para monitorar o alinhamento estratégico da empresa, as diretrizes e as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico, utilizando a metodologia Balanced Scorecard - BSC.
Dessa forma, os colaboradores podem desenvolver suas metas individuais em consonância com os objetivos organizacionais. São demonstrados individualmente os indicadores da formação da carreira e os potenciais de cada um. O objetivo é facilitar o entendimento das competências exigidas pela empresa, ajudando o colaborador no progresso profissional. Com isso, o RH da Cosil se transformou numa área contributiva.
Outras ações importantes marcam a atuação da Cosil no mercado como o lançamento da cartilha e workshop para os fornecedores, além da assinatura do Pacto Global e da Carta Compromisso para a Rio + 20. A comunicação prévia de início de obra às comunidades vizinhas também diferenciam o trabalho da incorporadora, que demonstra cada vez mais sua responsabilidade social.
A Cosil tem em seu currículo alguns dos mais importantes prêmios do mercado imobiliário brasileiro: foi três vezes vencedora do Prêmio Master Imobiliário, ganhadora do prêmio Amanco Por Um Mundo Melhor e cinco vezes vencedora do prêmio ADEMI/SE.
“Nossa visão é em longo prazo. Acreditamos que o ideal para uma empresa familiar é contar com profissionais que pensam e agem como donos e donos que pensam e agem como profissionais”, cita Carlos José.
 
Accesso

Banner
Banner
Banner

Site Login