Testes da Petrobras comprovam confiabilidade operacional de tecnologia da EagleBurgmann

21/08/2013 - Testes da Petrobras comprovam confiabilidade operacional de tecnologia da EagleBurgmann
 
Especialistas da Petrobras atestam a confiabilidade operacional do sistema RoTechBooster, um inovador booster de pressão desenvolvido pela EagleBurgmann e já entregue para as unidades de Coari e Juaruna (AM)
 
Rigorosos Testes de Aceitação de Campo (TAC) feitos por especialistas da Petrobras confirmaram a confiabilidade operacional dos compressores que usam o sistema RoTechBooster, um booster de pressão desenvolvido pela EagleBurgmann, empresa especializada em soluções de vedação de alta tecnologia para várias indústrias. O anúncio dos resultados dos testes foi feito pela própria Petrobras, que adquiriu inicialmente quatro unidades do RoTechBooster para as unidades de Coari e Juaruna, ambas no Estado do Amazonas.
O sistema RoTechBooster foi lançado pela EagleBurgmann para solucionar os problemas de circulação de gás no sistema de selagem dos compressores. Desta forma, ele contribui para evitar vazamentos para o meio ambiente e perdas de gás para a atmosfera. “O RoTechBooster é um booster de pressão composto por rotor centrífugo, carcaça do compressor para alta pressão, motor e acoplamento magnético pelo qual é eliminado o problema de contaminação do gás comprimido e perdas de gás para a atmosfera, com maior proteção ao meio ambiente e ao selo a gás. Seus benefícios foram comprovados com os compressores operando em condições extremas para, justamente, avaliar a performance e a eficiência operacional do equipamento”, conta Benito De Domenico Jr., diretor geral da EagleBurgmann para a América do Sul.
A confiabilidade operacional dos compressores equipados com o RoTechBooster evidenciou alguns benefícios desta tecnologia inovadora, como a simplificação dos aspectos logísticos da operação, redução dos custos com fornecimento de nitrogênio externo, que atualmente são muito usados no processo de selagem dos turbos-compressores. “Com esta inovação, o próprio gás natural que circula no gasoduto é usado tanto para a partida como para a parada final da operação do equipamento”, explica o engenheiro de aplicação da EagleBurgmann, Eduardo Peter Schonenberger. O sistema, segundo ele, é usado principalmente durante a partida e a parada dos compressores, momentos nos quais a inexistência ou pequeno diferencial de pressão não possibilita a circulação suficiente de gás pelo sistema de selagem, que é essencial para o perfeito funcionamento do selo e do compressor em operação.
“O RoTechBooster foi desenvolvido com objetivo de garantir maior confiabilidade operacional ao sistema. A questão do desgaste foi eliminada com um projeto diferenciado e o uso de acoplamento magnético. Em outras palavras, a vida útil do compressor equipado com esta tecnologia passou a ser quatro vezes maior que a de um booster comum, além de não apresentar riscos de funcionamento após um longo período em stand by”, afirma De Domenico.
 
Sobre a EagleBurgmann - Fundada em 1884, a EagleBurgmann é uma empresa de origem alemã com subsidiárias em todo o mundo. Reconhecida pela alta inovação tecnológica e produção em selos mecânicos e acessórios, a empresa oferece soluções de vedação para equipamentos rotativos em segmentos como óleo e gás, químico e petroquímico, refinaria, energia, papel e celulose, farmacêutico, tratamento de água e mineração.
No Brasil desde 1978, a EagleBurgmann produz, comercializa e oferece suporte técnico em selos mecânicos, acoplamentos magnéticos, acessórios, juntas de expansão, gaxetas e juntas estáticas, conforme a necessidade de cada cliente. A empresa atende em todo o território nacional por meio de seus Centros de Serviços e Filiais localizados nas cidades de Campinas (SP), Contagem (MG), Jaboticabal (SP), Lauro de Freitas (BA), Macaé (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e também em alguns países da América do Sul: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Sobre o Grupo Freudenberg - O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 37 mil pessoas em 58 países, com um faturamento anual acima de 6,32 bilhões de euros. No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e SurTec; desde julho de 2012, atua também por meio da joint venture TrelleborgVibracoustic.
 
 ADS Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login