Siemens instala solução em metalurgia secundária na siderúrgica ArcelorMittal de Bremen, na Alemanha

04/09/2013 - Siemens instala solução em metalurgia secundária na siderúrgica ArcelorMittal de Bremen, na Alemanha

A nova planta reduz os custos operacionais da metalurgia de refino

A Siemens foi contratada para instalar um Forno Panela duplo de 300 toneladas na unidade ArcelorMittal Bremen GmbH, em Bremen, na Alemanha. O equipamento será usado para tratar 3,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano e substitui as duas antigas estações de tratamento térmico de aço líquido, reduzindo de forma significativa o custo do tratamento do aço.
Líder mundial na produção siderúrgica, a ArcelorMittal Bremen GmbH oferece ao mercado produtos de aço plano de alta qualidade, principalmente para os setores automotivo e de construção, por meio da rota integrada alto-forno/conversor. A empresa também produz aços de alta liga, como os usados em tubos. O Forno Panela duplo foi instalado logo na sequência do conversor LD na aciaria de Bremen, posicionado de forma a assegurar ligações logísticas ideais com outras partes da planta e a reduzir os movimentos de pontes rolantes a um mínimo. Por exemplo, a unidade de tratamento a vácuo RH existente foi conectada por um Carro Panela de transferência e, além disso, uma planta de fundição de lingotes para a fabricação de produtos especiais pode ser atendida por meio de uma linha transversal.
O Forno Panela duplo será usado para tratar cerca de 3,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano. A principal característica do equipamento é aquecer o material fundido, que atinge uma taxa de aquecimento de 4 °C por minuto ao longo de um período de 30 minutos. Um sistema de controle de eletrodos Simelt AC assegura um controle perfeito dos eletrodos. A temperatura de vazamento no conversor LD pode ser reduzida em cerca de 30 °C, o que diminui o consumo de material refratário no conversor. Dessa forma, o Forno Panela aumenta a eficiência da metalurgia de refino do aço e diminui os custos operacionais. O Forno Panela também pode realizar trabalho fino de formação de ligas e processos de injeção, que eram realizados nas estações de tratamento térmico do aço liquido. O equipamento fornecido também incluiu duas alimentadoras de seis vias de fio de liga.

 
CDI Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login