Comgás conquista selo Destaque Inovação com tecnologia para Ar-Condicionado a Gás Natural

12/09/2013 - Comgás conquista selo Destaque Inovação com tecnologia para Ar-Condicionado a Gás Natural
 
Alternativa que reduz o consumo de água, de energia elétrica, elimina o uso do gás CFC e reduz tempo e custos de manutenção conquista selo de Destaque Inovação para Comgás em Feira Internacional de Refrigeração
 
O edifício semicorporativo de alto-padrão “Niterói 400”, construído em São Caetano do Sul (SP), foi o vencedor do “Selo Abrava de Destaque Inovação Febrava 2013”. A entrega do certificado será realizada na próxima segunda-feira, 16 de setembro, a partir das 14 horas, no estande da Comgás na 18ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Febrava), que vai acontecer entre os dias 17 e 20 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), das 13 às 20 horas.
“O selo é uma grande conquista para Comgás, este certificado, contribuirá para o caminho de expansão da tecnologia VRF (Fluxo Variável de Refrigerante) a Gás Natural no Brasil ratificando a entrega de eficiência energética e sustentabilidade aos exigentes critérios das grandes incorporadoras, engenheiros projetistas e arquitetos, que ainda não se habituaram a considerar a solução a gás na concepção de seus projetos”, afirma Pedro Luiz Mendes da Silva Júnior, gerente de Marketing Industrial da Comgás.
O empreendimento emprega a tecnologia Gas Heat Pump (GHP, na sigla em inglês que quer dizer bomba de calor a gás) no sistema de ar-condicionado. Essa metodologia, por exemplo, será capaz de proporcionar economia de até 30% no custo operacional anual do edifício Niterói 400 em relação ao sistema convencional. “O gás natural é competitivo com as alternativas elétricas existentes, oferecendo redução do custo da obra por evitar investimento em infraestrutura elétrica que estas torres corporativas e semi-corporativas demandam com ar-condicionado”, afirma Mendes da Silva Jr. Em um prédio comercial, como por exemplo, torre de escritório ou Shopping Center, o ar-condicionado pode responder por 50% da demanda de energia total do estabelecimento.
O Niterói 400 - é um edifício formado por uma torre com piso térreo e dez pavimentos, que abriga 76 conjuntos, com área construída de 11,575 mil metros quadrados – que demandou a instalação de 320 Toneladas de Refrigeração (TR).
A tecnologia do VRF a gás natural também tem se diferenciado por ser ambientalmente responsável e desta forma, contribui para a Certificação LEED, por meio da utilização racional de água e redução do consumo de energia elétrica. A certificação LEED pertence à “U.S Green Building Council”. O LEED “Leadership in Energy and Environmental Design”, é o selo internacional mais utilizado e de maior reconhecimento no mundo, incluindo o Brasil.
Muito embora a tecnologia GHP esteja ganhando mercado, a investida da distribuidora de gás não se restringe ao ar-condicionado, o foco também está nos setores de geração e cogeração de pequeno e médio porte. A Comgás também tem observado como gerar energia a partir do gás natural para prédios comerciais, hospitais, hotéis, shoppings centers, entre outros.
 
Assessoria de Imprensa da Comgás

Banner
Banner
Banner

Site Login