CTEEP desenvolve projetos para minimizar o impacto de raios no sistema elétrico

07/10/2013 - CTEEP desenvolve projetos para minimizar o impacto de raios no sistema elétrico
 
Companhia também apoia filme documentário “Fragmentos de Paixão”, um alerta à sociedade sobre os cuidados com descargas elétricas, que estreia em outubro
 
A alta ocorrência de tempestades e raios pode colocar em risco os serviços de transmissão de energia elétrica. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) opera uma rede complexa, por onde trafega 28% da energia produzida no Brasil e 60% da eletricidade consumida no sudeste do País. Para manter essa operação mesmo em condições adversas, a companhia utiliza programas de monitoramento e detecção em tempo real da incidência de descargas atmosféricas de forma a garantir o abastecimento de energia e a confiabilidade do seu sistema de transmissão.
Também possui projetos de pesquisa e desenvolvimento para aumentar o controle da nossa rede de transmissão em caso de descargas elétricas. Uma das novidades – criada em parceria com a Universidade de São Paulo, Climatempo e a empresa de tecnologia XMobots -  é o sistema de sensores meteorológico integrado que conseguirá unir informações sobre as mudanças climáticas e detalhes gráficos sobre a intensidade de chuvas, raios e ventos. Com esses dados, enviados em tempo real, a CTEEP poderá identificar as áreas em estado de alerta e preparar equipes para trabalhar em esquema de plantão para pronto atendimento e manutenção. Esse sistema entrará em teste nas subestações até o fim do ano.
“O índice de raios em redes de transmissão é alto. Por exemplo, apenas no período de 10 horas, entre os dias 16 e 18 de setembro, ocorreram 10 perturbações no sistema atribuídas à incidência de descargas atmosféricas que provocaram o desligamento de linhas de transmissão e de outros equipamentos, que foram restabelecidas por nossas equipes”, explica Marcos Livio Meloni, gerente da divisão de tempo real da CTEEP.
Meloni ainda ressalta que a importância de um sistema de alertas está na eficiência da empresa em atender essas emergências e no pronto restabelecimento das condições normais do fornecimento de energia.
 
“Fragmentos de Paixão”
A partir de 11 outubro também estreia o filme documentário “Fragmentos de Paixão”, primeiro longa sobre raios feito no País, com direção da jornalista Iara Cardoso e pesquisas do especialista no tema, Osmar Pinto Jr. O filme, que tem apoio da CTEEP, apresenta a temática dos raios sob perspectiva histórica, cultural e científica.
“O apoio a essa produção reforça o empenho da companhia em alertar sobre os riscos da incidência de tempestades em regiões de alta tensão e de todos os cuidados que se deve tomar para garantir a segurança do sistema elétrico e de todos. Junto à campanha de proteção contra raios da CTEEP, feita por meio de eventos educativos, exibições e exposições, o documentário trará um elemento inovador no trabalho constante da companhia de esclarecer funcionários e a comunidade envolvida sobre a importância da prevenção contra esses fenômenos naturais”, afirma a gerente de gestão estratégica da CTEEP, Doralice Ferro.
 
CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - A CTEEP opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 28% da energia produzida no Brasil e 60% da eletricidade consumida no Sudeste do País. Seu sistema elétrico é composto por 13.723 km de linhas, 19.189 km de circuitos de transmissão e 106 subestações, com capacidade de 45.317 MVA de transformação. Com uma extensa malha de linhas de transmissão e subestações em todo o estado de São Paulo, atende concessionárias de distribuição, consumidores de grande porte e ao exigente mercado brasileiro. Seu lucro líquido em 2012 foi de R$ 843,5 milhões. Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo ISA, que detém mais de 37% do capital total.
 
ISA – Interconexión Eléctrica S.A - Com atuação nos setores elétrico e de telecomunicações, ISA é a maior empresa de transmissão de energia da América Latina, possui 40.665 quilômetros de circuito de alta tensão, 74.040 MVA em capacidade de transformação e mantém atividades de transporte e serviços associados, como a operação e administração dos mercados de energia. É formada pelas seguintes empresas no setor de energia: ISA, Transelca, ISA Peru, Red de Energia delPerú, Consorcio TransMantaro, Proyectos de InfraestructuradelPerú, ISA Bolívia, Interchile e CTEEP. Em telecomunicações, atua na Colômbia, Brasil e Peru com a empresa Internexa.
 
CDI – Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login