Escolher lâmpada deixou de ser uma atividade simples

18/10/2013 - Escolher lâmpada deixou de ser uma atividade simples
 
Com o consumo de energia crescendo mais que o PIB, troca de tecnologia é saída para economizar
 
O início do horário de verão tem como foco a redução do consumo de energia num período em que as elevadas temperaturas tendem a estimular seu aumento. Um estudo recente da Unicamp aponta que de 1973 a 2011 o consumo de eletricidade no Brasil cresceu cerca de 5,8% ao ano. No mesmo período a demanda energética foi de 3,2% e o PIB de 3,4%.
A tendência de aumento da demanda por eletricidade pode ser equilibrada, por exemplo, com a substituição das lâmpadas incandescentes por modelos que consomem menos e duram mais.  Tanto as fluorescentes compactas como o LED são alternativas mais eficientes em iluminação.
“Com o consumo residencial de energia crescendo no Brasil a um ritmo de 6,3% ao ano, razões não faltam para investir em modelos eficientes, mas é preciso antes ter bastante informação para não errar na escolha”, explica o diretor de Marketing da Lâmpadas Golden, Flávio Takeda.
 
Substituição inteligente
Segundo o especialista, “não existe um tipo de lâmpada ideal para cada ambiente, mas fontes de luz aconselháveis em função do uso que se faz do espaço, do efeito luminotécnico desejado e do orçamento dispensado”. Ou seja, é a atividade a ser realizada no ambiente que determina a escolha do produto. O importante é aliar conforto visual com o efeito que se espera da luz. Neste aspecto, além do tipo de tecnologia é necessário que se esteja atento também à cor da luz. A luz amarela (de aproximadamente 2700K) é mais indicada para ambientes aconchegantes, que remetem ao descanso, à tranquilidade. Salas e quartos são perfeitos para isso. Já a luz branca (de aproximadamente 6000K) é mais estimulante, sugerida para locais com mais atividade, como cozinhas, escritórios e banheiros.
Estas novidades que as novas tecnologias em iluminação trazem demandam mais atenção do consumidor na hora da compra, na avaliação de Takeda. “Antes, o consumidor só comprava lâmpada em caso de queima do produto e bastava apenas saber a voltagem e potência para acertar. Hoje, a diversidade de modelos e vantagens ampliou o leque”.
Com a retirada gradual das incandescentes do mercado, iniciada em julho deste ano, é preciso saber qual produto é mais vantajoso para troca, o que demanda fazer uma conta para saber de quanto é a economia no bolso. A simples troca de lâmpadas pode reduzir em até 80 % o consumo doméstico de energia relativo às lâmpadas. Isto porque a incandescente usa apenas 10% da energia que consome para gerar luz, o restante é dissipado em forma de calor. Já a lâmpada fluorescente compacta usa 25% da energia total consumida para gerar luz. Isto significa uma economia real de energia elétrica de 75% por lâmpada. No caso do LED, a economia pode chegar a 90%. Para saber quanto economizará, basta o consumidor estar atento à tabela de equivalência de potência que as embalagens trazem. Uma fluorescente compacta de 15W ou LED de 10W equivale a uma incandescente de 60W, por exemplo.
Nesta conta também entra o tempo de vida útil do produto, que é de 8 anos para a fluorescente compacta e no caso do LED pode chegar a 14 anos. “Se o consumidor também está preocupado com a sustentabilidade, ele deve estar atento ao tempo de vida do produto e tipo de componentes, para que seu dano ao meio ambiente seja menor no descarte”, explica Takeda. Neste aspecto, o LED tem vantagens sobre as outras tecnologias existentes porque não contem chumbo nem mercúrio em sua composição.
Além disso, o consumidor ao escolher o modelo de lâmpada deve levar em consideração o tipo de efeito que pretende com a luz. Para luz de foco e direcionada o ideal é o LED porque consegue substituir diretamente as lâmpadas refletoras tradicionais mantendo a mesma temperatura de cor, mesma intensidade de luz e elevada redução de consumo de energia. Para luz difusa, existe uma vasta gama de modelos de lâmpada fluorescente compacta, com formatos e tamanhos variados que permitem a instalação em boa parte das luminárias do mercado. Para destaque de obras de arte, que precisam de uma luz de destaque sem danificar, é indicado o uso do LED porque não possui radiação ultravioleta nem infravermelho.
 
Sobre a Lâmpadas Golden - A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que atendem as normas técnicas nacionais em vigor para garantir os melhores níveis de eficiência energética.
Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.
Seu Sistema de Garantia da Qualidade é certificado pela ISO 9001, com uma gestão que atua de forma sinérgica com unidades fabris parceiras situadas no exterior. Seu portfolio de produtos, com mais de 613 itens nas tecnologias lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e fluorescentes tubulares, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas, além da linha de LED (Low Power, Ultra LED e Extreme LED) é voltado ao segmento comercial, industrial, doméstico, empresarial e de iluminação pública. A divisão LED se dedica exclusivamente ao aprimoramento da tecnologia e desenvolvimento de projetos para a área profissional e de licitação.
O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 14,5 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país.
A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.
Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br.   

Vértice Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login